Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Hemominas possui baixos estoques de cinco tipo sanguíneos; araguarinos podem doar

sex, 20 de agosto de 2021 16:27

Da Redação

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) é a fundação responsável pela saúde relacionada à hematologia e à hemoterapia em Minas Gerais. Trata-se de Fundação pública, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela execução da Política Nacional do Sangue no Estado de Minas Gerais.

Em 2020, cerca de 310 mil pessoas se cadastraram para a doação de sangue. Já em 2021, até o mês de julho, 160 mil pessoas haviam passado pelas unidades do hemocentro mineiro, de acordo com a instituição.

Minas Gerais possui hemocentros regionais em Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Uberaba, Montes Claros e Pouso alegre, além de postos de coleta avançada em vários municípios. Os voluntários podem procurar os pontos mais próximos de onde moram para uma pequena coleta, que visa avaliar o tipo sanguíneo e a compatibilidade. Em seguida, o cadastro é repassado o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pelas informações de doadores e pacientes.

Desde o início da pandemia de covid-19, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais, porém, mesmo no período pandêmico, é seguro realizar a doação. Conforme os dados desta quinta-feira, 19, repassados à reportagem pela coordenação do PACE de Araguari, os tipos sanguíneos O-, O+, B-, AB- e A- estão classificados em estado crítico, o que significa que os estoques estão muito baixos. O tipo A+ está em alerta, os tipos B+ e AB+ estão ‘adequado’ e ‘estável’, respectivamente.

O Posto de Coleta Avançada de Araguari (PACE) realiza agendamentos para os interessados em doar, sendo necessário entrar em contato pelo número (34) 9 8875 9021. A unidade opera às quintas-feiras, entre 8h30 e 11h30. O agendamento é necessário para evitar as aglomerações.

Moradores de municípios do Triângulo Mineiro podem procurar também a unidade de Uberlândia, na avenida Levino de Souza, número 1845, Umuarama. O telefone de contato é (34) 3088 9200. Ou ainda, é possível buscar mais informações no hemocentro regional em Uberaba, pelo número (34) 3074 3200.

Quem pode fazer a doação

 

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos por 14 dias após o último encontro com os que testaram positivo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: