Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Grupo teatral Sol apresenta a quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Araguari

ter, 17 de outubro de 2017 05:04

por Carolina Rodrigues

O encerramento do FESTA aconteceu no último sábado, 14, na praça Getúlio Vargas

Com apresentações, feiras gastronômicas, premiações e muita festa, a quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Araguari encerrou no dia 14 de outubro. O evento, organizado pelo grupo teatral Sol, proporcionou espetáculos de companhias de várias regiões.

O festival almeja valorizar a cultura local, as artes cênicas, a literatura e promover o intercâmbio e a integração de artistas de teatro de todo o país. Este ano, avaliou e premiou os destaques nas categorias comédia, drama e infantil.

Companhias teatrais de várias regiões do país se apresentaram em Araguari entre os dias 11 e 14 de outubro

Companhias teatrais de várias regiões do país se apresentaram em Araguari entre os dias 11 e 14 de outubro

 

A comunidade também fez parte do corpo avaliador, juntamente com os jurados. Vários detalhes foram analisados e premiados: composições corporais, vocais e cênicas; conjunto de figurino, cenário, maquiagem e sonoplastia; e toda a direção.

As apresentações aconteceram na Casa da Cultura Abdala Mameri, Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves e praça Prefeito Elmiro Barbosa. Uma novidade desta edição foi a apresentação do grupo Morro Encena (Belo Horizonte-MG), nos distritos de Piracaíba e Amanhece.

As duas últimas encenações, a premiação e o encerramento aconteceram na praça Getúlio Vargas, concomitante às atividades do Sabor Cultural. Esta iniciativa, realizada pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec), proporciona cultura e feiras gastronômica no segundo sábado do mês.

De acordo com dados do Conselho Municipal de Cultura, o evento teve um público estimado em mais de 500 pessoas. O membro suplente da Faec, Silvio Vieira, afirma que “Araguari se tornou a capital do teatro durante esses dias. Nós vimos a alegria das pessoas de outras cidades. Todos elogiaram a organização”.

A Faec contribuiu com a estrutura do evento e inovou ao sugerir apresentações a céu aberto e nos distritos. Silvio Vieira pontua que o festival foi muito importante para Amanhece e Piracaíba, inspirando a cultura do teatro às comunidades rurais.

“No encerramento, tivemos mais de 500 pessoas interagindo e participando ativamente. Isso é extremamente importante para fomentar o teatro. Nós queremos parabenizar Nassim Guerra e toda a equipe. Essa edição do FESTA foi muito positiva para a Faec”, finaliza Silvio Vieira.

O FESTA contou com apoio da Faec, Conselho Municipal de Cultura e do Fundo Estadual de Cultura (FEC-MG).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: