Sábado, 31 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Grupo de Grupiara realiza mutirão solidário de doação de sangue

sex, 19 de setembro de 2025 08:00

Da Redação

Legenda: Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A Prefeitura de Grupiara organizou uma missão especial nesta semana. Em um ato de generosidade, solidariedade e amor ao próximo, transformou-se em uma missão de vida. Um grupo de cidadãos, movidos pela empatia e pelo desejo de ajudar, viajou até o Hemocentro de Uberlândia para uma doação de sangue coletiva. Essa ação não foi apenas uma doação; foi uma prova concreta de que a união faz a diferença.

 

O Hemocentro de Uberlândia é o ponto de coleta e distribuição de sangue que atende a uma vasta região, e seu estoque é vital para o funcionamento de hospitais e clínicas. Cada bolsa de sangue doada é um recurso precioso, utilizado em cirurgias, tratamentos oncológicos, acidentes e em diversas emergências médicas. A contribuição do grupo de Grupiara ajudou a fortalecer esse estoque, garantindo que inúmeras vidas possam ser salvas no futuro.

 

Mas essa missão teve um propósito ainda mais pessoal e comovente: a de oferecer um suporte direto ao nosso amigo Rafael, que está enfrentando um momento delicado de saúde e precisa de doações específicas. A mobilização em torno da necessidade de Rafael transformou a doação em um ato de amizade e esperança, mostrando que, em Grupiara, ninguém é esquecido e a dor de um é a dor de todos.

 

A doação de sangue é um dos gestos mais nobres e impactantes que alguém pode realizar. É um ato simples, seguro e rápido, mas que tem o poder de salvar até quatro vidas. Uma única bolsa de sangue, que leva apenas cerca de 15 minutos para ser doada, pode ser fracionada em diversos componentes:

  • Hemácias: Essenciais para pacientes com anemias graves, hemorragias e durante cirurgias.
  • Plaquetas: Vitais para pessoas que enfrentam tratamentos contra o câncer ou que sofrem de doenças que afetam a coagulação do sangue.
  • Plasma: Utilizado em pacientes com queimaduras graves, problemas de coagulação e em tratamentos imunológicos.

 

A cada 15 minutos, alguém no Brasil precisa de transfusão de sangue. A doação regular é fundamental, pois o sangue não pode ser produzido artificialmente e tem um prazo de validade curto. Manter os estoques de sangue em níveis seguros é uma responsabilidade coletiva, e Grupiara demonstrou que está mais do que disposta a cumprir essa missão.

 

Diante dessa demonstração de humanidade e civismo, o prefeito de Grupiara Rogério Machado, ressaltou o orgulho que sente pela sua população. “Nossa cidade deu um verdadeiro exemplo de amor, compaixão e solidariedade. Foi uma alegria e um orgulho imensos ver a união de todos para uma causa tão vital: a doação de sangue. Levamos um grupo de pessoas, verdadeiros heróis anônimos, até o Hemocentro de Uberlândia para realizar este gesto que tem o poder de salvar vidas. Vocês mostraram, mais uma vez, que em Grupiara, a empatia não é apenas uma palavra, é uma ação”, destacou.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: