Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Grupo contrário à ocupação de escolas estaduais recorre ao Ministério Público

ter, 1 de novembro de 2016 05:39

Da Redação       

“A ocupação é uma aberração”. Foi assim que Patrick Duarte, estudante do 3° ano do ensino médio, definiu o movimento nas escolas que perdura por mais de uma semana em Araguari.

Por meio de cartazes a favor da volta às aulas, dezenas de alunos e pais estiveram na Escola Estadual Professor Antônio Marques mais conhecida como Estadual na manhã desta segunda-feira, 31.

A principal preocupação dos estudantes se refere a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece neste fim de semana, 5 e 6 de novembro. “Queremos que as aulas voltem ao normal porque além de comprometer a maior prova que vai ter, que é o Enem, isso está prejudicando o fim do bimestre”, destacou Patrick Duarte.

O líder do movimento, João Gabriel Araújo, comenta que foi solicitado pelos estudantes para oferecer apoio enquanto representante da sociedade. “A ocupação é contra a lei porque estão utilizando um espaço público e privando os demais de usá-lo. Os meninos estão respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que garante o acesso à educação”, argumentou.

Movimento desocupa iniciou atividades nesta segunda-feira

Movimento desocupa iniciou atividades nesta segunda-feira

 

Maria Alice Alves da Silva Teixeira, mãe de aluno e professora na rede municipal de ensino, é a favor da luta por direitos, mas desde que não prejudique os estudantes. “Fiz questão de participar deste movimento. Sou solidária aos professores e alunos que participam da ocupação, eles estão certos em lutar pelos direitos. Porém, não desta maneira, pois estão tirando o direito dos alunos de realizarem o Enem no próximo fim de semana”, destacou.

A reportagem esteve no Estadual na parte da manhã e da tarde e os portões permaneceram fechados. Os líderes do movimento não divulgaram o número de alunos que continuam ocupando a escola. Sobre o fato de não permitir a entrada, eles alegaram sofrer ameaças via rede social de pessoas que não fazem parte da escola. Apesar disso, disseram que a escola estará aberta a partir desta terça-feira, 1.

Segundo os estudantes, que preferiram não se identificar, nesta quarta-feira, 2, às 19h, acontecerá uma reunião na escola cujo objetivo é demonstrar aos pais e responsáveis o cronograma de atividades relacionados ao movimento contra a PEC 241, que tem como objetivo limitar gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Os manifestantes contrários a ocupação foram orientados pela direção da escola e pela Polícia Militar a solicitarem apoio ao Ministério Público (MP). O grupo esteve no órgão fiscalizador na parte da manhã, mas, a sede do MP apenas está aberta para comunidade a partir das 12h. Na parte da tarde, pais e alunos retornaram na promotoria e foram recebidos pelo estagiário Marcelo Lima, que coletou dados, principalmente sobre a forma como está sendo conduzida a ocupação.

Um dos promotores do MP irá analisar o caso com pedido de urgência, o qual foi formulado pelo estagiário por meio de declaração. “Será averiguada a situação para que providências sejam tomadas”, disse o estagiário.

Escolas ocupadas

Os primeiros colégios ocupados foram as escolas estaduais Professor Antônio Marques e Raul Soares no início da semana passada. Na quarta-feira, 26, o movimento foi aderido pela escola Isolina França Soares Torres e na quinta-feira, 27, pelo Polivalente – Madre Maria Blandina. Conforme apurado, até a tarde desta segunda-feira, todas elas permaneciam ocupadas.

Na semana passada, a reportagem compareceu até o Estadual. Os participantes da ocupação não concederam entrevistas, mas divulgaram o cronograma de atividades, que contam com interação entre os alunos do movimento, recreação, assembleia entre os organizadores e roda de estudos sobre a PEC 241 e “Medida Provisória 746” que prevê a não obrigatoriedade do ensino das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física, no currículo do Ensino Médio brasileiro. As atividades também incluem mutirão de limpeza e debates sobre temas relacionados a manipulação midiática e legitimidade enquanto processo democrático.

6 Comentários

  1. Marcos disse:

    O Governo Federal comprou briga com uma parcela da população “casca grossa”. Preciso dizer que são os estudantes?!?!?!?!?!?!?

  2. Mariana Silva disse:

    Querem acabar com o ensino gratuito que dá possibilidade de entrar numa universidade.O Foco é só ensino técnico,e a saúde que já é ruim,será nada com esta PEC. Tirar filosofia,sociologia,musica,educação Física? E ainda deixar o sonho da universidade bem longe dos pobres! Basta,os políticos que cortem nos salários deles,que são um absurdo!

  3. Garliene Paiva disse:

    Araguari não está na lista ENEM para Dezembro, mas Uberlândia e Uberaba, estão..No meu ponto de vista, quem começou isso tudo, que priva a liberdade de todos por 20 anos com a PEC 55… Segue o link da lista…>> http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/enem-2016-confira-lista-das-escolas-afetadas-pelo-adiamento.ghtml

  4. garliene paiva disse:

    Acorda Araguari…Acorda Brasil…

    Sempre acompanhei as noticias do mundo, e aqui no país, sempre respeitei as opiniões de todos, e dos meus amigos aqui do face, pois estamos no país democratico, com os ultimos acontecimentos tanto aqui na minha cidade quanto no país, fomos todos “enganados”, vão nos privar dos nossos direitos por 20 anos com esta #pec241, hoje denominada #pec55….>>>”Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que modificará a Constituição Federal”…

    Hã ?? Oi?? ..Isso vai ser definitivo, que será votada dia 13 de Dezembro pelos senadores.

    Os estudantes não são culpados, não foram eles que começaram esta palhaçada toda, o movimento é legitimo dentro da lei, assim como “eles” usam as leis para beneficio próprio, e demais grupos, ato imoral, o movimento estudantil, não tira o direito dos demais alunos de fazerem a prova do ENEM, pelo contrario, esta #pec55 nos privará de todos os direitos adquiridos, não só do ENEM, prefiro o prejuizo do cancelamento da prova sem onus para os alunos, do que ver bilhões indo para o bolso de politicos corruptos. O enem, não vai ter tempo para formular duas provas, devido ao custo, então que mude a data para “todos”, até porque as universidades federais aqui da região vão entrar de greve #contrapec241 hoje #pec55….Senhores pais, e eu me incluo neste grupo, pois tenho filhos já na faculdade, vamos apoiar o movimento estudantil, pois estão mexendo com o futuro de nossos filhos, e que Araguari pare, que o Brasil pare, e vamos todos olharmos para uma única direção, o “SENADO”…… neste momento o país precisa de todos nós, independente de religião, futebol, partido etcc…

  5. Márcio disse:

    Invasão de escolas não resolve nada, o Governo Federal, Camara e Senado estão cagando e andando para esta invasão, de qualquer forma será votado e aprovado (se eles quiserem). Os únicos prejudicados, são os alunos que estão impedidos de entrar nas escolas, pois quando estes desocupados que estão nas escolas saírem, os coitados dos alunos terão que perder suas férias para para cumprir a carga horária do ano letivo.
    Se os pais precisam sair e deixam uma “criança” (15 ou 16 anos) destas em casa sozinho, se alguém denuncia o conselho tutelar cai de pai nos pais, agora ficar ocupando escolas, não se sabe na companhia de quem, isso pode? Cade o conselho tutelar para retirar estas crianças das escolas?
    O ministério publico e a policia tem que retirar estes baderneiros das escolas.

  6. Maria Aparecida disse:

    Alguns dos “argumentos” contra os estudantes que ocuparam as escolas, a única resposta tem de ser o “corretivo”, com o uso da força. Lembram muito os que eram empregados pelos Generais George Custer e Philip Sheridan, segundo os quais a única forma de lidar com os índios era eliminando-os. Se ficarem quietos o Brasil vai ser um rio de mortes e lágrimas,o povo tem que lutar pelos seus direitos,e não podemos admitir uns gatos pingados deixarem o País na baderna como está indo.Em Araguari são poucos seres pensantes,mas me alegra ver que alguns se salvam nas peneiras de Sócrates!

Deixe seu comentário: