Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Grupo consolida curso de capacitação para “Abordagem de Rua”

sáb, 31 de maio de 2014 02:59
Iniciativa prevê atendimentos gratuitos a pessoas de extrema vulnerabilidade
Curso para capacitação dos prováveis componenentes do grupo aconteceu nos dias 27 e 28 de maio

Curso para capacitação dos prováveis componenentes do grupo aconteceu nos dias 27 e 28 de maio

DA REDAÇÃO – Uma proposta desenvolvida pela secretaria Antidrogas ganhou novas proporções em Araguari. Com o intuito de levar serviços gratuitos a pessoas de extrema vulnerabilidade, o projeto “Abordagem de Rua” será implantado em meados deste ano. Para integrar a iniciativa, diversas pessoas concluíram essa semana o primeiro curso de capacitação.

As aulas foram ministradas entre 27 e 28 de maio, difundindo conhecimentos fundamentais na execução do projeto. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, a psicóloga do Departamento de Cuidados da secretaria Antidrogas, Karine Viana Ferreira, explicou os procedimentos.

“O projeto consiste numa iniciativa da secretaria Antidrogas, com parceria de toda a rede de atenção. Será lançado oficialmente em julho, mas iniciamos os trabalhos com o curso de capacitação das pessoas que irão compor as equipes responsáveis. O grupo é composto a princípio por uma psicóloga, dois assistentes sociais, duas redutoras de danos do CAD (Centro de Apoio ao Dependente Químico), além do subsecretário Antidrogas, Marcos Figueiredo”, disse.

A expectativa é que a partir dos cursos, seja promovido um projeto piloto entre os dias 3 e 11 de junho, a fim de levantar o diagnóstico necessário e garantir o suporte para o projeto. Karine Ferreira ainda adiantou como será difundida a iniciativa.

“A “Abordagem de Rua” é um trabalho nos moldes do “Consultório de Rua”, proposta pela secretaria de Estado. Consiste no intuito de alcançar moradores de rua e aqueles em vulnerabilidade social, que convivem e lidam diariamente com o perigo do mundo das drogas. Pretendemos ofertar todo o tipo de trabalho da rede municipal, com acesso ao atendimento médico, programas da atenção primária, direitos de cidadania e redes de tratamento para dependência química, caso seja da vontade da pessoa”, completou.

AÇÃO CONJUNTA

Com a parceria de várias pastas do governo municipal, como Saúde e Ação Social, a psicóloga da secretaria Antidrogas também destaca a importância da participação da comunidade. “O mais importante é que todos os serviços estarão prontos para receber. Acredito que os segmentos irão se mobilizar para fazer o atendimento, contando mais uma vez com o envolvimento de toda a população”, explanou.

Após o término das abordagens piloto, as equipes devem promover adequações e direcionar o projeto para a execução. A expectativa é que o lançamento oficial do “Abordagem de Rua” ocorra no dia 1º de julho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: