Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Greenpeace desenvolve projeto visando cultivo de plantas que ajudam a combater a dengue

sex, 31 de maio de 2019 05:26

por Samara Arruda

O cultivo da crotalária como método natural para deter o mosquito transmissor do vírus é uma das propostas do grupo Greenpeace – Bioma Cerrado, visando o combate à dengue e outros tipos de mosquito. Através do projeto Libélula que será desenvolvido em Araguari e Uberlândia, a intenção é de que os municípios voltem a estimular a manipulação da planta, no intuito de atrair libélulas que são os predadores naturais do mosquito.

De acordo com Reynaldo Brito coordenador do grupo, as libélulas colocam seus ovos em água limpa e, como os mosquitos da dengue, destes ovos originam as larvas que se alimentam do Aedes. Além disso, o inseto na fase adulta também se alimenta do transmissor da dengue.

“A crotalária é uma planta natural do Cerrado e foi banida devido à expansão da pecuária, pois, produtores rurais alegaram que estava fazendo mal ao gado. Assim, as libélulas se refugiaram às margens de rios e riacho causando outros desequilíbrios. Diante disso, estamos trabalhando para estabelecer novamente este equilíbrio e ter a leguminosa como nossa aliada no controle da dengue e febre amarela.”

Para este trabalho, o coordenador ressaltou a parceria da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público em Araguari, além da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Segundo ele, o próximo passo para a execução da ação é verificar os pontos de maior incidência de dengue nos municípios. Para isso, a equipe conta com apoio das secretarias de Saúde, por meio dos departamentos de Zoonoses.

O projeto prevê a distribuição de mudas e sementes das plantas em questão, além da divulgação em escolas e empresas mostrando as sementes da Crotalária. A previsão é de que a mobilização seja feita no mês de setembro, entretanto, o grupo está aguardando o resultado dos casos de febre amarela em Uberlândia. “Caso seja positivo, vamos começar de imediato. Por isso, precisamos trabalhar em conjunto. Todas as organizações precisam se unir para combater estas enfermidades.”

Crotalária cresce de 60 centímetros a, no máximo, 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. O manejo deve ser feito justamente nessa fase de florescimento. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue é mandado para bem longe de casa. A Crotalária requer os cuidados básicos e as sementes germinarão de 5 a 7 dias, e quando florir, começarão a atrair as libélulas.

As mudas podem ser plantadas em áreas públicas, lotes baldios, casas, empresas. Suas flores exalam uma substância que perfuma ambientes, repele insetos e mosquitos. Por meio do projeto, a equipe tem ainda a intenção de promover a conscientização da população sobre cuidados básicos para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, uma vez que geralmente são encontrados nos quintais das residências, mais precisamente em tambores de reservatórios que armazenam água, e em pratinhos de plantas.

A mobilização pretende trabalhar para o controle dos casos de dengue levando em consideração os altos índices na região. Uberlândia, por exemplo, continua em primeiro lugar no ranking com o maior número de registros de casos de dengue, contabilizando um total de 37.848 até o momento. Na lista de município também aparece Araguari com 2.208 casos prováveis registrados. Em relação à Chikungunya, Araguari registrou 111 casos de chikungunya e no que se refere à Zika, foram registrados 13 casos sendo considerado de baixa incidência até o dia 27 de maio. Em todo o Estado são 341.603 casos de dengue prováveis entre confirmados e suspeitos.

2 Comentários

  1. ligia camilla ferreira disse:

    Boa Noite,

    sou moradora de Uberlândia – MG, sou agente de endemias locada no programa da Dengue, gostaria de obter mais informações sobre este projeto ou o contato dos responsáveis por ele.

  2. Reynaldo Brito disse:

    Olá Lígia, esse projeto era para rer inicio no terceiro trimestre desse ano, porém com a pandemia, teremos que reprogramar o inicio das ações. Solicito que você entre em contato comigo, já te enviei o email com os endereços…

Deixe seu comentário: