Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Governo de Minas lança campanha para reforçar uso do preservativo no Carnaval

qui, 23 de fevereiro de 2017 05:41

 Da Redação

No município, o CAE está promovendo orientações aos públicos específicos

A secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), lançou nesta terça-feira, 21, a campanha “No Bloco da Saúde só vai com camisinha”. A mobilização tem como objetivo enfatizar a prevenção e os cuidados, além de destacar a importância do uso do preservativo. Até o momento, foram distribuídas 5.123.952 unidades de preservativos para as regionais de saúde, organizações civis e serviços credenciados.

A campanha chama a atenção para a importância do uso do preservativo Foto divulgação

A campanha chama a atenção para a importância do uso do preservativo
Foto divulgação

 

Em Araguari, as unidades de saúde dos bairros receberam os preservativos para atender aos interessados, entretanto, este ano não haverá programação específica para a semana do Carnaval.  Diante disso, o Centro de Apoio Especializado (CAE) está promovendo um trabalho de campo voltado à atender públicos considerados de risco, visando a prevenção e o tratamento de Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

“Não temos todo o material necessário para promover ações em toda a cidade neste primeiro momento. Assim, estamos promovendo, dentre outras mobilizações, o recadastrando dos profissionais do sexo, tanto masculino quanto feminino, que atuam em Araguari. Também estamos repassando orientações sobre a importância do uso correto do preservativo, no sentido de prevenir novos casos de doenças, principalmente devido nesta época do ano,” disse Simone Guirelli Borges, assistente social do CAE.

Ainda conforme ressaltou, a equipe também está empenhada em reestruturar o serviço oferecido, no intuito de trazer melhorias à comunidade. Assim, para que o folião possa se divertir com saúde, Simone Guirelli ressaltou que é preciso tomar alguns cuidados básicos para evitar contaminação, como fazer uso de seringas, objetos pessoais compartilhados e de banheiros coletivos.  Ela também orientou as pessoas a procurarem a unidade para realização de testes rápidos, caso tenham sido expostos a um comportamento de risco, como por exemplo, a prática de sexo sem o uso de preservativo.

O Centro de Apoio Especializado realiza o tratamento de portadores de HIV, Hepatites virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicóloga, assistente social e médica infectologista.  No local, são realizados testes rápidos de HIV gratuitos. “É o teste de sangue, que não precisa ser realizado em jejum e o resultado fica pronto em dez minutos. Para fazer o teste rápido basta ter em mãos o documento de identidade,” disse.

Mais informações a respeito do atendimento no CAE, podem ser obtidas na unidade situada à praça José Rodrigues Alves, ou através do telefone 3690-3023. Horário de atendimento: das 7 às 11h e das 13 às 17h de segunda a sexta-feira.

HIV

O vírus HIV é transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Mesmo que a doença tenha tratamento, ainda não existe cura para a Aids. Para a prevenção, a camisinha é o método mais eficaz, protegendo também contra outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Sintomas

A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos – glóbulos brancos do sistema. Os sintomas mais comuns são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: