Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Gazeta na Copa – Três campeões entram em campo no terceiro dia de mundial

sáb, 14 de junho de 2014 02:33

Duelo de Gigantes

Por P.J. GODOY
.
colombia e grecia

COLÔMBIA X GRÉCIA

Abrindo o terceiro dia da competição, Colômbia e Grécia prometem um embate de tirar o fôlego. Vinte anos depois do esquadrão que contagiava os torcedores, liderado por Claudio Valderrama em 1994, os colombianos desembarcam no mundial com novas perspectivas de sucesso.

Responsável pela maior goleada sofrida pela Argentina em casa, quando bateu os adversários por 5 a 0 em plena Buenos Aires, a Colômbia detém a confiança por um caminho longínquo no Brasil. Apesar de perder o atacante Falcão Garcia, um dos principais artilheiros da história do país, nomes como Guarín, James Rodríguez e Jackson Martínez foram alguns dos responsáveis pela defesa menos vazada e o terceiro melhor ataque das eliminatórias.

Primeiro desafio dos colombianos, a Grécia chega ao Brasil para sua terceira participação em mundiais. Depois de somar oito vitórias em dez jogos das eliminatórias européias, os gregos precisam quebrar barreiras para causar dor de cabeça aos adversários.
Desde sua primeira participação, a seleção jamais passou para a segunda fase do torneio. Para romper essa história, o time conta com uma defesa sólida, além da experiência de Karagounis no meio de campo e do poderio ofensivo composto por Gekas e Samaras. O pragmatismo da equipe é refletido em sua campanha nas eliminatórias, quando venceu cinco dos dez jogos que disputou pelo placar de 1 a 0.

Horário: 13h
Local: Estádio Mineirão (Belo Horizonte)
Arbitragem: Mark Geiger (Estados Unidos)

Prováveis escalações
Colombia: Ospina; Zuniga, Yepes, Zapata e Armero; Guarín, Aguilar (Sánchez), Cuadrado e Rodríguez; Martínez e Gutiérrez (Adrían Ramos). Técnico: José Pékerman.

Grécia: Karnezis; Torosidis, Manolas, Moras e Holebas; Karagounis, Kone e Katsouranis; Salpingidis, Gekas e Samaras. Técnico: Fernando Santos
.

uruguai e costa rica
URUGUAI X COSTA RICA

Em 2010, os uruguaios desafiaram qualquer bola de cristal ao chegarem às semifinais da Copa do Mundo. Apesar disso, há quem diga que aquela geração chega ao Brasil com um cenário diferente, muito pelo envelhecimento de alguns jogadores.

Se a expectativa será concretizada, apenas o tempo responderá. O que não é segredo para ninguém é a força que o grupo deposita dentro de campo. Enquanto a defesa e o meio ganharam solidez, o ataque se tornou uma dupla dos sonhos. Comandado por Cavani e Suárez, dois dos principais jogadores do futebol europeu, o setor ofensivo da celeste olímpica é o primeiro sintoma de terror vivido pela Costa Rica.

Se existe bola de cristal, ela se perdeu dos costa-riquenhos para a Copa no Brasil. Para alguns, o desfecho da seleção foi apresentado em dezembro de 2013, no sorteio de grupos do torneio. Com três campeões mundiais pela frente, a equipe deve suar a camisa para mostrar que não vieram de passagem. Se depender do craque Bryan Ruíz, essa aposta pode ser concretizada.

Horário: 16h
Local: Estádio Castelão (Fortaleza-CE)
Arbitragem: Felix Brych (Alemanha)

Prováveis escalações
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo Rios (Perez), Gargano, Cristian Rodríguez (Ramírez) e Forlán; Cavani e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.

Costa Rica: Navas; Umaña, González, Acosta e Oviedo; Borges, Tejeda, Barrantes e Bolaños; Ruiz e Saborío. Técnico: Jorge Luis Pinto.
.

italia e inglaterra
ITÁLIA X INGLATERRA

Cinco títulos mundiais é pouco perto do que representa o confronto entre Itália e Inglaterra. Tetracampeã, a “Azzura” inaugura sua participação levando a esperança dos torcedores por um futuro melhor. Desde o fracasso na África do Sul, quando foram eliminados ainda na primeira fase, os italianos buscam em nomes diferentes algo que resgate o passado triunfal da seleção.

Com a base do esquadrão vice-campeão da Eurocopa em 2012, o técnico Cesare Prandelli mistura a experiência de jogadores como Buffon, Chiellini e Pirlo, com uma nova safra liderada por Verrati e Balotelli. Do outro lado do círculo central, os ingleses vivem um momento distinto das Copas anteriores.

Da geração de David Beckham e companhia, restaram apenas os meias Lampard e Gerrard. Desta vez, a seleção desembarca trazendo uma áurea diferente. Dos grandes nomes do futebol mundial, sobrou um elenco promissor, que ainda precisa mostrar serviço. Para isso, o ex-garoto prodígio, Rooney, terá que ensinar o caminho àqueles que chegam pela primeira vez.

Apesar de apenas seis jogadores com experiência em Copas, os estreantes Welbeck, Sturridge e Sterling são promessas de muita correria pelos gramados. Enquanto isso, Wilshere, aos 22 anos, será o encarregado de organizar o setor de armação.
Horário: 18h
Local: Arena Amazônia (Manaus-AM)
Arbitragem: Bjorn Kuipers (Holanda)

Prováveis escalações
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e De Sciglio; Pirlo, De Rossi, Marchisio, Verrati e Candreva; Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli

Inglaterra: Joe Hart; Glen Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Gerrard, Barkley (Lampard), Wilshere, Rooney e Welbeck; Sturridge. Técnico: Roy Hodgson.
.

japao e costa do marfim

JAPÃO X COSTA DO MARFIM

Japoneses e marfinenses fecham o terceiro dia de competição em meio ao melhor momento de suas histórias. De um lado, o Japão com o maior número de jogadores atuando no futebol europeu. Do outro, a experiência dos “elefantes africanos”.

Em sua terceira participação consecutiva no mundial, a Costa do Marfim detém a missão de quebrar um tabu recorrente desde 2006. Depois de cair em dois “grupos da morte” nas Copas da Alemanha e da África do Sul, a seleção conta com o auxílio de grandes nomes como Drogba, Kalou e Gervinho para superar os rivais e chegar pela primeira vez à segunda fase da competição.

Apesar do poderio ofensivo, a referência da equipe deve ser Yayá Touré. Eleito o principal meia do campeonato inglês, o jogador é uma mistura de força, habilidade e disciplina tática dentro dos gramados. Desta vez, motivos não faltam para esperar por um caminho mais longo dos africanos no cenário internacional.

Horário: 22h
Local: Arena Pernambuco (Recife-PE)
Arbitragem: Enrique Osses (Chile)

Prováveis escalações
Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Endo, Hasebe, Okazaki, Honda e Kagawa; Osako. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Kolo Touré, Bamba e Boka; Tioté, Yayá Touré e Zokora (Gradel); Gervinho, Kalou e Drogba. Técnico: Sabri Malouchi.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: