Terça-feira, 15 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Gazeta na Copa – Próxima parada: Brasil!

sex, 6 de junho de 2014 01:32

Seleções começam a desembarcar no país
montagemgtcopa

P.J. GODOY – Nenhuma seleção esperou tanto por um passaporte. Em quatro anos, uma mesma missão colocou em disputa nações dos cinco continentes do planeta. Depois de exaustivas eliminatórias e uma série de projeções, 32 delegações começam a desembarcar no país do futebol.

Em menos de uma semana, o cotidiano dos brasileiros estará sob os olhos de milhares de estrangeiros. Durante um mês, os gramados nacionais deixam as torturas dos torneios domésticos para ser o recanto do mais alto escalão do futebol. Entre candidatos ao sucesso e presas inofensivas, as seleções ensaiam suas campanhas para a Copa.

Para alguns, a viagem ao Brasil pode ser apenas uma oportunidade para conhecer suas belezas naturais. É o caso de Austrália e Costa Rica, sentenciadas pelo destino desde o sorteio dos grupos, em dezembro de 2013.

Os australianos, hospedados num complexo hoteleiro em Vitória (ES), terão pela frente Chile, Holanda e Espanha. Enquanto isso, os costa-riquenhos desfrutarão de uma hospedagem em Santos, litoral paulista, antes de enfrentar Uruguai, Itália e Inglaterra.

Missão menos delicada deve ter a Argentina. Além de se repousar num luxuoso hotel em Belo Horizonte, os hermanos medirão forças com Bósnia e Herzegovina, Nigéria e Irã. Quem não tem nada com isso é o Brasil, que abre o torneio no dia 12 de junho, diante da Croácia. Essa pode ser a primeira vez que um mandante deixará a Arena Corinthians com uma vitória.
.

As inusitadas recomendações de alguns países para seus torcedores

De acordo com o Ministério do Turismo, 600 mil estrangeiros devem passar pelo país durante o mundial. Para garantir o sucesso da viagem, diversas embaixadas promoveram orientações aos turistas. Conheça algumas das curiosas dicas para se manter no Brasil.

Alemanha – “mantenha uma quantia de dinheiro reservada para ser entregue em caso de rendição voluntária (assaltos)”.

Argentina – “Sugere-se evitar, sempre que possível, as primeiras horas da noite para chegar ao Rio de Janeiro. O caminho do aeroporto internacional ao centro da cidade é, por vezes, palco de ataques”.

Canadá – “Evite o contato com animais, incluindo cães, roedores, macacos, cobras e morcegos. Algumas infecções encontradas em áreas da América do Sul, como a raiva podem ser compartilhadas entre seres humanos e bichos (…). Fique atento à cobrança das corridas em táxis. Adicionar sobretaxa é uma prática ilegal”.

Estados Unidos – “os esforços de traficantes presos para exercer seu poder fora de suas celas resultaram em interrupções esporádicas nas cidades. Violência contra autoridades, incêndios de ônibus e vandalismo em caixas eletrônicos. Os visitantes devem tomar cuidado com a possibilidade de explosões de tampas de bueiros, diante de vários incidentes no Rio de Janeiro nos últimos anos (…). Carregue preservativos que você comprou de uma fonte confiável”.

Reino Unido – “Os estrangeiros têm direito a tratamento médico de emergência em hospitais públicos brasileiros. Hospitais públicos, especialmente nas grandes cidades, tendem a ser lotados. Hospitais privados não vão aceitá-lo, a menos que você possa apresentar provas de fundos suficientes ou seguro”.

Uruguai – “vacine contra sarampo e gripe, beba água engarrafada e pratique sexo seguro”.
.

QUEM CHEGA BEM

Campeão europeu e melhor jogador da final da Liga dos Campeões. As credenciais não poderiam ser melhores para Angel Dí Maria. Aos 26 anos, o argentino deve exercer a mesma função que lhe rendeu a titularidade absoluta do Real Madrid. Na ligação entre o meio de campo e o ataque, o camisa 7 é o homem surpresa, que apoiará exaustivamente o trio de ataque formado por Messi, Aguero e Higuaín. Promessa de muita velocidade pelos gramados nacionais.

Di Maria. Foto: Divulgação

Di Maria. Foto: Divulgação

.

BAÚ DA COPA

Ingleses curtem a praia de Copacabana durante a Copa de 1950. Foto: Divulgação

Ingleses curtem a praia de Copacabana durante a Copa de 1950.

Foto: Divulgação

.

VOCÊ SABIA?

Em 1930, a delegação do Brasil pegou carona num navio italiano que transportava as seleções de Bélgica, França e Romênia para a Copa do Uruguai. Enquanto os europeus embarcaram no dia 20 de junho, os brasileiros partiram em 2 julho, desembarcando três dias depois. Durante a expedição, os treinos ocorriam separadamente no convés.

Delegações de Brasil, Bélgica, França e Romênia durante viagem ao Uruguai. Foto: Divulgação

Delegações de Brasil, Bélgica, França e Romênia durante viagem ao Uruguai.

Foto: Divulgação

.

AGENDA DAS SELEÇÕES

Além do Brasil, diversas seleções promovem testes nos momentos que antecedem o mundial. Confira a lista de jogos que movimentam este fim de semana. Destaque para os embates entre México e Portugal nos Estados Unidos e Itália e Fluminense em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Sexta-feira
·    Brasil x Sérvia – São Paulo
CURIOSIDADE: este será o último teste dos brasileiros antes do mundial. Há 50 anos, o Brasil não perde na capital paulista.
·    Alemanha x Armênia – Mainz (ALE)
·    Croácia x Austrália – Salvador
·    Colômbia x Jordânia – Buenos Aires (ARG)
·    Grécia x Bolívia – Harrison (EUA)
·    Japão x Zambia – Tampa (EUA)
·    México x Portugal – Foxborough (EUA)
·    Rússia x Marrocos – Moscou (RUS)

Sábado
·    Argentina x Eslovênia – Buenos Aires (ARG)
·    Bélgica x Tunísia – Bruxelas (BEL)
·    Camarões x Guatemala – Yaoundé (CAM)
·    Costa Rica x Irlanda – Foxborough (EUA)
·    El Salvador x Espanha – Washington (EUA)
·    Estados Unidos x Nigéria – Jacksonville (EUA)
·    Inglaterra x Honduras – Miami (EUA)

Domingo
·    França x Jamaica – Lille (FRA)
·    Honduras x Grêmio Mangaratibense – Mangaratiba (Jogo-treino)
·    Irã x Trinidad e Tobago – São Paulo
·    Itália x Fluminense – Volta Redonda

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: