Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Gazeta na Copa – Holandeses e chilenos perto de um caminho mais longo no Brasil

qua, 18 de junho de 2014 00:05

Por P.J. GODOY

.

Pitacos da Gazeta

motagem 1706
.

A UM PASSO DA CLASSIFICAÇÃO

Holandeses e chilenos perto de um caminho mais longo no Brasil

.
AUSTRÁLIA X HOLANDA

Os maiores inimigos de qualquer profeta. Capazes de desafiar a mais cara bola de cristal. No Brasil, os holandeses sabem como surpreender. Se a seleção não detém um título mundial, um dos culpados é a Espanha, que de temida, se tornou batida em 2014.

Até então, a última vez em que um confronto entre as seleções terminou com mais de um gol de diferença foi em 1957, quando os espanhóis venceram por 5 a 1. Pois foi esse resultado que a Holanda devolveu 57 anos depois.

Após a goleada inapelável de 5 a 1 sobre os maiores rivais da edição anterior, a delegação desembarca em Porto Alegre na busca por garantir um caminho mais longo em território brasileiro. A uma vitória da classificação para a próxima fase, a turma da maior invencibilidade do futebol mundial, conquistada depois de 17 jogos em dois anos, tem pela frente a Austrália.

Sem chances ante os chilenos na partida de estréia, os australianos amargam a iminência de mais uma eliminação precoce na Copa. Ainda assim, confiam em nomes como o experiente Tim Cahill para colocar água no chope holandês.

Horário: 13h
Local: Estádio Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
Arbitragem: Djamel Haimoudi (Argélia)

Prováveis escalações:
Austrália: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak, Cahill, Troisi e Bresciano; Oar. Técnico: Ange Postecoglou.

Holanda: Cillessen; De Vrij, Vlaar e Indi; Janmaat, De Jong, De Guzman e Blind; Sneijder, Robben e Van Persie. Técnico: Louis van Gaal.
.

ESPANHA X CHILE

Na última semana, tive a primeira constatação sobre a Copa do Mundo. Por volta das 17h39, percebia que a Espanha sofre de espasmos. Nada mais que evidente, visto suas apresentações nos últimos anos.

Da fúria campeã em 2008, os espanhóis não levaram nada, exceto os nomes. Com uma filosofia resgatada da “Laranja Mecânica” holandesa de 1974, o novo técnico Vicente del Bosque via em Casillas, Xavi e Iniesta a áurea de campeões mundiais. Foi assim que a batizada “La Roja” chegou ao topo na África do Sul.

Desde então, os espasmos de sucesso e fracasso se misturavam. O problema parecia até piorar depois que a seleção faturou o bicampeonato europeu, em 2012. Era a mesma receita, mas os ingredientes estavam perto do prazo de validade. A confiança subia quando ganhavam nas eliminatórias, mas embarcava em queda livre diante de atropelamentos como na final da Copa das Confederações ante o Brasil, ou goleada sofrida para a Argentina naquilo que a princípio, seria um simples amistoso.

Na estréia da Copa, a chance de se redimir no país onde foram despachados. O resultado foi um baile dos holandeses, que durante 90 minutos, escancaravam que a tática rival não era novidade para ninguém. O futebol espanhol é esplendido, mas precisa de alternativas. Nesta quarta-feira, 18, veremos contra os chilenos se ele descobriu outra forma de chegar, ou se perdeu em solo brasileiro. Uma vitória credita os sul-americanos a uma vaga antecipada na próxima fase.

Horário: 16h
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Arbitragem: Mark Geiger (Estados Unidos)

Prováveis escalações:
Espanha: Casillas; Azpilicueta (Juanfran), Sergio Ramos, Piqué e Alba; Xabi Alonso, Busquets, Xavi, Silva (Fábregas) e Iniesta; Diego Costa (Villa). Técnico: Vicente del Bosque.

Chile: Bravo; Diaz, Jara e Mena; Isla, Medel, Aranguíz, Valdivia e Vidal; Alexis Sanchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.
.

CAMARÕES X CROÁCIA

Uma derrota, e Croácia e Camarões se despedem mais cedo da briga pela Copa. Depois de tropeços na estréia, apenas a vitória interessa às seleções.

Para o confronto desta quarta-feira, 18, os croatas terão um reforço de peso para se redimir do revés na abertura. Suspenso contra o Brasil, Mandzukic retorna ao comando de ataque. Jogador do Bayern de Munique, da Alemanha, ele foi o responsável por mais da metade dos gols da seleção nas eliminatórias.

Se de um lado, a esperança povoa sobre os torcedores. Do outro, o sentimento é de aflição. Isso porque o principal nome de Camarões, Samuel Eto’o, segue como dúvida para o duelo. Com uma lesão no joelho esquerdo, o atacante pode perder o restante da primeira fase.

Para suprir a ausência, os “Leões Indomáveis” podem contar com um trio de ataque composto por Choupo-Moting, Moukandjo e Webó a fim de furar o bloqueio europeu. A partir das 18 horas, saberemos quem agendará a primeira passagem de volta para a casa.

Horário: 18h
Local: Arena Amazônia (Manaus-AM)
Arbitragem: Pedro Proença (Portugal)

Prováveis escalações:
Camarões: Itandje; Assou-Ekotto, Chedjou, N’Koulou e Djeugoue; M’Bia, Song e Enoh; Choupo-Moting, Moukandjo e Eto’o (Webó). Técnico: Volker Fincke.

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Modric, Rakitic, Perisic e Kovacic; Olic e Mandzukic. Técnico: Niko Kovac.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: