Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Gazeta na Copa – A odisséia de Luis Suárez, o novo anti-herói da história das Copas

qui, 26 de junho de 2014 01:16
Mordida de atacante pode virar pesadelo para uruguaios. Foto: Divulgação

Mordida de atacante pode virar pesadelo para uruguaios. Foto: Divulgação


P.J. GODOY
– Anti-herói. Na literatura, é definido como um protagonista da ficção que não detém as virtudes morais de um herói clássico. Nas Copas do Mundo, ele atende por vários nomes, e a principal vítima é a Itália. Depois da cabeçada de Zidane em 2006, a mordida de Luis Suárez coloca os uruguaios nas páginas inusitadas dos mundiais.

O episódio no Estádio das Dunas, em Natal, é apenas mais um capítulo da “odisséia” protagonizada pelo jogador. Tudo começou em julho de 2010, no duelo entre Uruguai e Gana pelas quartas de final da Copa da África do Sul. A partida caminhava para os pênaltis, quando no minuto final da prorrogação Luis Suárez impediu a classificação africana com as mãos.

Após evitar o gol, o atacante foi expulso, e Gana tinha um pênalti a seu favor. Com todos os ingredientes de um dos duelos mais emblemáticos da história das Copas, a cobrança do africano Asamoah Gyan parou no travessão. Apesar da suspensão, Luis Suárez deixava a partida como um herói, com a vitória dos sul-americanos nas penalidades.

Quatro anos depois, “Luizito”, como é chamado”, passou novamente pelo céu e o inferno. Depois de operar os dois joelhos e ficar fora da estreia do Uruguai, ele retornou à seleção, assinalando os dois gols que recolocaram a celeste no mundial. De herói, Suárez pode se tornar o vilão no Brasil.

Depois de morder o italiano Chiellini em Natal (RN), o atacante corre o risco de ficar fora da competição. Assim, pode ser ausência no próximo duelo ante a Colômbia, pelas oitavas de final. No último embate entre as seleções, pelas eliminatórias, Suárez também não jogou, e viu da televisão os colombianos golearem seus companheiros por 4 a 0.
.

Jogos de hoje

ALEMANHA X ESTADOS UNIDOS

Há quem diga que a Copa do Mundo começa muito antes da partida inicial. Pelo menos foi assim em 2010, na África do Sul. Após o sorteio dos grupos, todos creditavam um confronto entre Alemanha e Estados Unidos nas oitavas de final. Diante do encaminhamento das chaves, muitos defendiam uma campanha nas nuvens dos alemães, enquanto contestavam o rendimento dos norte-americanos por terem nada mais que a Inglaterra pela frente.

No entanto, como todo mundial esconde surpresas, o que se viu foi os europeus suando a camisa pela primeira posição, e os estadunidenses liderando a sua chave encabeçada pelos ingleses. Nesta quinta-feira, 26, as seleções, enfim, se encontram na Copa. Um empate vale a liderança para a Alemanha, que só não contará com a torcida do alemão Jurgen Klinsmann, técnico dos Estados Unidos.

Horário: 13h
Local: Arena Pernambuco (Recife-PE)
Arbitragem: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)

Prováveis escalações:

Alemanha: Neuer; Howedes, Hummels, Mertesacker e Boateng; Lahm, Schweinsteiger (Khedira) e Kroos; Ozil, Gotze e Muller. Técnico: Joachim Low.

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Zusi (González), Bradley e Bedoya; Dempsey. Técnico: Jurgen Klinsmann.
.

PORTUGAL X GANA

Um duelo de gigantes define o último desafio de Gana, frente à Alemanha. Após bloquear o ataque alemão e se redimir da derrota na estreia, os africanos buscam a vitória para garantir a terceira classificação consecutiva para a próxima fase. Quem não tem nada com isso é Portugal. Para evitar a pior campanha da seleção na história dos mundiais, a trupe de Cristiano Ronaldo e companhia precisa resgatar o bom futebol, esquecido nas partidas iniciais.

Horário: 13h
Local: Estádio Nacional (Brasília-DF)
Arbitragem: Nawaf Shukralla (Bahrein)

Prováveis escalações:

Portugal: Beto; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e André Almeida; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Varela). Técnico: Paulo Bento.

Gana: Dauda; Asamoah, Mensah, Boye e Afful; Rabiu, Kevin-Prince Boateng, Atsu, Jordan Ayew e André Ayew; Gyan. Técnico: James Appiah.
.

CORÉIA DO SUL X BÉLGICA

Se existe uma surpresa nesta Copa, certamente uma delas é o baixo rendimento apresentado pela Bélgica até então. Credenciada com uma campanha invicta nas eliminatórias, a seleção suou a camisa para vencer os duelos iniciais. Para o confronto contra a Coreia do Sul, muito mais importante que a vitória é resgatar o desempenho que lhe rendeu a candidatura a um dos destaques do mundial.

Horário: 17h
Local: Arena Corinthians (São Paulo)
Arbitragem: Benjamin Williams (Austrália)

Prováveis escalações:

Coreia do Sul: Jung Sung Ryong; Lee Yong, Kim Young Gwon, Hong Jeong Ho e Yun Suk Young; Han Kook Young, Lee Chung Yong, Ki Sung Yueng e Koo Ja Cheol; Son Heung Min e Park Chu Young. Técnico: Hong Myung Bo.

Bélgica: Courtois; Alderweireld, Van Buyten, Kompany e Vertonghen (Vermaelen); Witsel, Fellaini, De Bruyne, Hazard e Mertens; Lukaku. Técnico: Marc Wilmots.
.

ARGÉLIA X RÚSSIA

Depois de passar 18 anos fora dos mundiais, a Argélia retornou em 2010, mas ficou pelo caminho em um grupo com Estados Unidos, Inglaterra e Eslovênia. No Brasil, em sua quarta participação nas Copas, os africanos jamais viram de tão perto a classificação para a próxima fase. Basta um empate diante da Rússia para garantir a vaga entre os 16 melhores do torneio. Para isso, a equipe conta com um poderio ofensivo liderado por Feghouli, craque do Valencia, da Espanha, e personagem fundamental na goleada sobre a Coreia do Sul no último jogo.

Horário: 17h
Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR)
Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia)

Prováveis escalações:

Argélia: M’Bolhi; Mandi, Bouguerra, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Brahimi, Feghouli e Djabou; Slimani. Técnico: Vahid Halihodzic.

Rússia: Akinfeev; Eshchenko, Ignashevich, Berezutsky e Kombarov; Glushakov, Fayzulin, Samedov e Shatov (Dzagoev); Koronin e Kerzhakov (Kanunnikov). Técnico: Fabio Capello.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: