Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Gazeta do Triângulo contrata IBOPE para realização de pesquisa eleitoral no município

sex, 9 de setembro de 2016 05:25

Da Redação

Instituto questionou os araguarinos em relação aos candidatos a prefeito

O IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria realizou, pela primeira vez, uma pesquisa eleitoral no município de Araguari. O instituto foi contratado pelo jornal Gazeta do Triângulo, com o objetivo de investigar a preferência dos eleitores em relação aos candidatos que concorrem ao cargo de prefeito.

Nível de confiança estimado da pesquisa é de 95%

Nível de confiança estimado da pesquisa é de 95%

 

De acordo com Helio Gastaldi, diretor da unidade de Opinião Pública, Política e Comunicação do Ibope Inteligência, após a solicitação da pesquisa, ela é registrada no Tribunal Superior Eleitoral. “Informamos quem é o contratante, quando e como a pesquisa será feita, como as informações coletadas serão checadas, quanto custou, a margem de erro, enviamos o questionário completo e informações oficiais do IBOPE”.

A seleção do plano amostral que representa o eleitorado do município leva em consideração o sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados. A elaboração do representativo ocorre em duas etapas, sendo que, na primeira, é realizado um sorteio probabilístico para definir os locais onde a pesquisa será realizada e, na segunda, os respondentes são selecionados através de quotas amostrais proporcionais. “Reunimos informações do IBGE, TSE e TRE para definir quantas entrevistas faremos em cada segmento, ou seja, mulheres, homens, com pessoas de cada faixa etária, grau de escolaridade e segmento de atividade”.

O instituto considera diversas variáveis dentro de cada segmento, como: idade (16 a 24, 25 a 34, 35 a 44, 45 a 54 e mais de 55 anos, para ambos os sexos), instrução (até o ensino médio e ensino superior, para ambos os sexos) e nível econômico (economicamente ativo e não economicamente ativo, para ambos os sexos).

Os resultados são estimativas dentro de um contexto político, social e econômico, e podem variar de acordo com notícias, fatos novos, campanha, propaganda, entre outros. O diretor do Ibope Inteligência observa que, na maioria das vezes, uma só pesquisa não é suficiente para mostrar a tendência de votos. “Somente após a realização de três pesquisas seguidas é que podemos afirmar que houve queda ou crescimento de algum candidato, pois muitos crescimentos são, na verdade, empate técnico ou variação dentro da margem de erro”.

O nível de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 05 pontos percentuais (para mais ou para menos) sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores, devidamente treinados, contratados pelo IBOPE. Após a conclusão dos trabalhos de campo, é realizada uma fiscalização de cerca de 20% dos questionários aplicados. A relação dos bairros selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa.

A pesquisa está registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/) e os interessados podem acessá-la através do número de identificação: MG-09014/2016. O instituto entrevistou 406 eleitores, entre os dias 3 e 6 de setembro, e a expectativa é que o resultado seja publicado na próxima terça-feira, 13.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: