GAZETA DO TRIÂNGULO – 83 anos
sáb, 7 de março de 2020 05:00por Edmar César
Ao completar 83 anos, nesta data, 7 de março, o jornal Gazeta do Triângulo descortina pelo retrovisor do tempo sua participação expressiva na construção da história de Araguari. Seus relevantes feitos são registrados nas 10.436 edições publicadas ao longo de toda a sua trajetória histórica, voltada exclusivamente à informação com credibilidade.

GAZETA DO TRIÂNGULO – 83 anos
Desde sua primeira apresentação à comunidade araguarina que contava com pouco mais de 35.000 habitantes, naquele inesquecível ano de 1937, já se destacara como importante órgão de comunicação do município e da região. Nascera o “Gazeta” para somar aos tradicionais e pioneiros jornais “O Triângulo” e “O Albor” que, infelizmente, não conseguiram sobreviver ao longo do tempo, assim como tantos outros periódicos, enfrentando as mais diversas adversidades e obstáculos travados na luta da imprensa.
O jornal Gazeta do Triângulo, ou simplesmente “Gazeta”, como assim é tratado carinhosamente, está presente na história do passado de Araguari e de olho na história do futuro desse município que sempre se mostrou próspero e altaneiro em busca de seu crescimento e desenvolvimento.
Nesses 83 anos de atividades ininterruptas coleciona grandes conquistas, sendo o pioneiro na implantação em Araguari da impressão offset, aposentando os primitivos moldes de chumbo que compunham as edições do passado, assinalando uma nova era da imprensa escrita local. Instalou seu próprio parque gráfico, modernizou suas oficinas, revolucionou a maneira de fazer jornalismo dando espaço a todos os colaboradores e parceiros com total respeito à liberdade de expressão. Dinamizou e implementou modernas técnicas, apresentou nova proposta de um jornalismo crítico, participativo, apartidário, pluralista e moderno que fosse ao encontro dos anseios de seus leitores, pautando sempre pelo código de ética que norteia o jornalismo.
Perseguidor implacável da justiça e da verdade nasceu o Gazeta com a comunidade araguarina e vive com ela, lado a lado, ombro a ombro, assegurando o direito e o respeito ao cidadão araguarino, colocando-lhe à disposição suas edições diárias alimentadas pelo simples desejo de servir como agente transformador desempenhando o seu papel de informar.
O jornal deixou suas ferramentas do passado que lhes foram úteis e o trouxeram até aqui, porém, mergulha, agora, sem medo do futuro, utilizando o que há de mais moderno nas tecnologias atuais visando promover maior interação e ampla conexão com seus leitores. As edições diárias com todos os artigos de sua equipe de jornalismo, colaboradores e parceiros são colocadas à disposição numa plataforma exclusiva pela internet, sendo facultado o acesso e acompanhamento a todos nos mais diversos rincões do país e do exterior. O Gazeta encurtou distâncias, estreitou divisas, criou novos horizontes, alçando novos voos mantendo-se vivo e ativo como um dos mais importantes meios de comunicação de Araguari.
O Gazeta, incessantemente, desde 1937, tem procurado acompanhar as mudanças da sociedade araguarina dentro de cada tempo, seguindo os meios de comunicação dos grandes centros, transformando sua rede social numa extensão de conteúdos registrados em suas páginas diárias. O jornal, nesses 83 anos de existência, sente-se orgulhoso por ser portador e administrador de um dos endereços eletrônicos mais acessados para busca de informações e consultas sobre os acontecimentos do cotidiano do município de Araguari.
Mesmo diante de tanta tecnologia que em muitos lugares decretou o fim do meio de comunicação impresso, o Gazeta se mantém firme ao longo de mais de oito décadas com seu jornal impresso em respeito aos seus leitores que, em sua maioria, fazem questão de tê-lo em mãos, recebê-lo diariamente em sua casa, em seu trabalho, acessá-lo nas tradicionais bancas de revistas ou até mesmo, ver a imagem de um jornaleiro.
Assim, como alguns jornais espalhados pela região, o Gazeta precisou se reinventar em busca da inovação, podendo ser encontrado em várias plataformas, mas, sem deixar de lado o saudosismo do “jornal do interior”, aquele dos grandes e abnegados jornalistas e servidores da imprensa onde o idealismo sempre esteve à frente, como foi o velho Tula, Líbano Galanti, Bolivar Bittencourt, João Alamy, João Nascimento de Godoy, João Domingos, Patrocínio Valverde de Morais, José Guimarães Correa, Afif Rade, Abdala Mameri, Mário Nunes, Odilon Neves e tantos outros. E hoje, seguindo a mesma linha do idealismo e do bem servir à sociedade araguarina, dentre outros, o empresário Darli Amaral que assumiu para si o comando dessa grande rede de comunicação que se expande a cada ano.
Parabéns Gazeta do Triângulo pela missão de informar com seriedade, compromisso e responsabilidade. Sinto-me parte dessa grande geração de jornalistas que contribuiu com a história desse admirado e conceituado meio de comunicação que completa seus 83 anos de profícuos serviços prestados à cidade de Araguari e região.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
