Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Funcionamento da Biblioteca Pública retorna ao normal após revitalização

sex, 16 de dezembro de 2016 05:10

Da Redação

No dia 24 de outubro, a Biblioteca Pública “Professor Paulo de Oliveira” começou a receber obras de revitalização. O evento de entrega da reforma acontece nesta sexta-feira, às 8h30.

Segundo informações da vice-presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) Janine Pereira de Sousa Alarcão, a iniciativa do Governo Municipal teve como objetivo garantir a melhoria do ambiente de trabalho e o atendimento ao público.

Evento de entrega da reforma da biblioteca acontece na manhã de hoje

Evento de entrega da reforma da biblioteca acontece na manhã de hoje

 

Durante as intervenções na obra foram respeitadas as características históricas do imóvel, pois trata-se de um prédio tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A empresa responsável pelo serviço foi a Empreiteira Rossi, ganhadora do processo licitatório. O primeiro passo foi a troca de piso que estava danificado pelo tempo, além de reformas para evitar infiltração que acometia o telhado e paredes. Para finalizar a obra, foi realizada a pintura do prédio.

“É importante ressaltar que foram mantidas as características originais do espaço público,” afirmou. Na reforma foram gastos cerca de R$ 30 mil, provenientes de recursos próprios da Fundação.

A Biblioteca Municipal tem um acervo de mais de 50 mil exemplares entre livros, revistas e gibis. São mais de cinco mil usuários cadastrados. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h e aos sábados, das 7 às 12h.

Acessibilidade

O projeto da obra não contemplou acessibilidade. A vice-presidente da Faec afirma que em meados deste ano foi encaminhado projeto para FEC (Fundo Estadual de Cultura) com o objetivo de implantar um elevador, mas não foi possível. Para isso teria que promover diversas alterações no prédio, o que não foi possível.

As pessoas com algum tipo de limitação física, que as impeçam de subir as escadas, tem acesso a biblioteca por meio de sala de estudo, localizada em uma sala de estudo na rua Brasil Accioly, 86, em local situado há poucos metros da entrada principal.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: