Quinta-feira, 26 de Março de 2026 Fazer o Login

Fórum Permanente de Cultura promove encontro para construção de novas políticas públicas culturais

qua, 21 de março de 2018 05:17

Da Redação

O Fórum Permanente de Cultura de Araguari realiza, nesse sábado, 24, um planejamento estratégico de ações para o fomento e construção de políticas públicas culturais para o município. O encontro é aberto ao público e ocorrerá na Casa da Cultura Abdalla Mameri.

Encontro acontece a partir das 14h na Casa da Cultura Abdalla Mameri

Encontro acontece a partir das 14h na Casa da Cultura Abdalla Mameri

 

De acordo com o presidente do Conselho de Cultura de Araguari, Diogo Machado Cunha e Sousa, o planejamento estratégico serve como ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas culturais. “O fórum é uma ferramenta da sociedade civil, criada em 2005, para que as pessoas participem de debates a respeito das políticas públicas culturais e façam suas cobranças. Queremos construir ações que tenham continuidade em nosso município e para isso contamos com o apoio de toda a população, apresentando ideias para que possamos debater essas políticas”.

O Fórum Permanente de Cultura de Araguari conta com a parceria do Conselho Municipal e Cultura e com o apoio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). “Convidamos Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor do ENCANTAR Companhia Cultural e ChayeneCotrin, que é administradora e especialista em gestão cultural; voluntariamente irão nos auxiliar nesse processo, com o objetivo de construirmos uma cultura local mais consolidada”.

O presidente do Conselho ressalta a importância do planejamento estratégico. “Esse planejamento poderá nortear ações do Conselho de Cultura de Araguari e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura e, para isso, os cidadãos devem estar presentes para que possamos montar um roteiro e cobrar essas ações do poder público”.

Segundo o fundador e diretor do ENCANTAR Companhia Cultural, Marco Aurélio Querubim, a mobilização é uma questão de cidadania. “Toda cidadania bem feita interfere na política e o Fórum Permanente de Cultura de Araguari é uma instância popular de cidadania em que a sociedade civil pode discutir se o poder público está desempenhando seu papel, por meio da Faec. Caso não esteja desempenhando, essa situação precisa ser solucionada e, para isso, tivemos a reativação do fórum no ano passado”.

O fundador da companhia acrescenta que o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão, que pode ser aplicada em qualquer área do setor público e privado. “Trabalhamos com essa ferramenta no ENCANTAR Companhia Cultural há muitos anos e ela permite o alinhamento das pessoas em relação a seus objetivos. No caso do Fórum Permanente de Cultura de Araguari, o objetivo é reunir a sociedade civil do setor cultural para que possamos discutir as principais questões e, através disso, definir nossos objetivos, metas e planos de ação”.

Marco Aurélio Querubim afirma que a participação dos artistas, agentes culturais, produtores e pessoas relacionadas ao setor cultural é essencial para o planejamento estratégico. “A partir desse momento é que mudamos a história e construímos o caminho a ser perseguido. Esse encontro dará clareza de horizonte entre o que pretendemos alcançar e como chegar lá”.

O encontro acontecerá no sábado, a partir das 14h, na Casa da Cultura Abdalla Mameri, localizada na rua Coronel José Ferreira Alves, 1098, Centro. O presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Jean Carlos Laverdi, ressalta que as expectativas são as melhores possíveis. “Vejo o planejamento estratégico com bons olhos, pois tudo o que vem para somar com a cultura da nossa cidade é de grande importância. Ficamos muito felizes e acreditamos que haverá melhorias para a nossa cultura”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: