Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Filmes estrangeiros que fazem referência ao Brasil

qua, 16 de abril de 2014 00:00

Abertura meio desligado
Seja para filmagens in loco ou simplesmente uma menção, nosso país volta e meia figura em produções estrangeiras. São muitos os filmes, e como é impossível mencionar todos, a Meio Desligado preparou um top 10 com o tema. Confira:

10. Um Dia a Casa Cai: nesta comédia romântica com Tom Hanks, rola um casamento no Brasil, falado em espanhol.

9. O Incrível Hulk: A trama começa na Rocinha na versão dirigida por Louis Leterrier. Filmada no Rio, na favela Tavares Bastos, teve o protagonista Edward Norton e Tim Roth no set. Outro que também aproveitou as paisagens brasileiras foi Velozes e Furiosos 5
8. Os Mercenários: o filme que reúne Stallone e Cia. se passa num país imaginário, mas foi filmado no Rio e em Mangaratiba.

7. Fitzcarraldo: Se passa no Peru, mas foi filmado principalmente na nossa parte da Amazônia, com a participação dos atores brasileiros José Lewgoy, Grande Otelo e Milton Nascimento.

6. Stigmata: estrelado por Patricia Arquette, começa na fictícia cidade brasileira de Belo Quinto. A personagem principal é uma cabelereira atéia que começa a ter os estigmas de Jesus Cristo.

5. Feitiço do Rio: Dois amigos vêm passar as férias no Rio com suas filhas adolescentes. Uma delas passa a ter um caso com o amigo do pai, tendo como pano de fundo as praias cariocas.

4. 007 Contra o Foguete da Morte: em sua 11ª aventura, o agente secreto vem parar no Rio. É dele a clássica e hilária cena no bondinho do Pão de Açúcar onde James Bond enfrenta o grandalhão vilão Jaws, que chega a romper um dos cabos de aço do bondinho com seus dentes de ferro.

3. Interlúdio: neste filme de Alfred Hitchcock estrelado por Cary Grant e Ingrid Bergman, um agente do governo americano chantageia a filha de um nazista, forçando-a a espionar um agente alemão que mora no Rio de Janeiro.

2. A Rede Social: esse foi exibido recentemente pela Globo, na madruga de sábado. No filme baseado em fatos reais sobre a polêmica criação do Facebook, um dos personagens centrais é o brasileiro Eduardo Saverin, amigo de Mark Zuckerberg.

1. Brazil, o Filme: há boatos sobre Terry Gilliam ter a inspiração para este filmaço enquanto ouvia Aquarela do Brasil. Tirando o nome e a trilha sonora, nada ali tem a ver com o Brasil. Talvez, involuntariamente, a burocracia.
brazil o filme
.

 “Wilker Vive”

wilker viveA mostra “Wilker Vive” no Canal Brasil, em homenagem ao ator morto em 5 de abril, começou no dia 7. Foi aberta com “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto. O filme conquistou a segunda maior bilheteria da história do cinema nacional, com 10,7 milhões de espectadores. José Wilker aparece como Vadinho, o mulherengo marido de Flor (Sonia Braga). A mostra inclui oito longas nos quais o ator teve destaque, com exibições sempre as segundas e terças-feiras, às 0h15. Creio que haja reprise no sábado, por volta das 22h30.

Os próximos são: “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1979), “Dias Melhores Virão” (1989), “Pequeno Dicionário Amoroso” (1996), “Bonitinha, Mas Ordinária” (1981), “O Bom Burguês” (1979) e “Doida Demais” (1989).
.

Discoteca básica da MPB

AFROCIBERDELIA (1996) – CHICO SCIENCE E NAÇÃO ZUMBI – Principal representante do movimento manguebeat, a banda pernambucana conseguiu incorporar o rock, o hip hop e elementos eletrônicos ao maracatu, frevo e coco. Ou seja, a fusão entre a modernidade e a tradição regional, a fórmula para uma sonoridade criativa e inovadora que voltou os holofotes para o rock brasileiro na década de 90. É o segundo disco da banda e o último com Chico Science, que faleceu meses após o lançamento. Eternizaram “Maracatu Atômico”, composição de Jorge Mautner e Nelson Jacobina.

OUÇA: “O Cidadão do Mundo”, “Maractu Atômico”, “Manguetown”, “Criança de Domingo”
.

1 Comentário

  1. Arthur disse:

    Mano, você copiou de um outro site, plmr de Deus

Deixe seu comentário: