Filas para atendimento no Sine podem demorar até quatro horas
qua, 28 de janeiro de 2015 00:21Inconstância no sistema online do Ministério do Trabalho
causa atraso nos atendimentos em Araguari
STELLA VIEIRA – O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Araguari realiza serviços diversos como emissão de Carteira de Identidade, intermediação de vagas de emprego e auxílio de seguro desemprego. Em janeiro, devido a problemas no sistema online do Ministério do Trabalho, as filas e o tempo de espera para o atendimento aumentaram.
O programa de emissão de Carteira de Identidade voltou a funcionar nessa segunda-feira, 26. Sérgio de Castro chegou ao local às 6h e até 9h30 ainda não havia sido atendido. “É muito ruim ficar esse tempo todo esperando. Grande parte das pessoas que estão aqui trabalham ou tem outros compromissos e precisam ficar em pé, aguardando. Acho que deveria ter mais agilidade na emissão desses documentos”.
Rosilda Fernandes da Silva, conta que desde o ano passado tenta obter o documento e só foi atendida nessa terça-feira, 27. “Procurei o Sine em dezembro, mas eles disseram que iam confeccionar o documento apenas em janeiro. Essa é a terceira vez que venho aqui. Sou de Santa Catarina e meu sobrenome mudou, então preciso trocar a minha Carteira de Identidade, mas está muito difícil”.
De acordo com o coordenador do departamento de Seguro Desemprego, Camilo Linhares da Silva, o sistema de emissão apresenta problemas desde o final do ano passado. “Estamos realizando um serviço paliativo com a ajuda da Polícia Civil, mas não sabemos quando será suspenso. Estamos colhendo as impressões digitais e aguardando a liberação do sistema. Ainda não conseguimos a conexão do programa com a impressora, que é mais um problema na hora da emissão”.
O coordenador acrescenta que a demanda para os serviços de desemprego e mão-de-obra também é grande, principalmente devido as dificuldades no mercado de trabalho. “Geralmente quando aumenta a demanda de seguro desemprego, aumenta a procura por vagas. Ultimamente a procura por oportunidades na construção civil e na indústria é grande, mas a oferta não corresponde. Quando isso acontece, gera esse tumulto”.
A principal causa dos atrasos no atendimento é a inconstância do sistema online do Ministério do Trabalho. “O problema não é a quantidade de atendentes, mas sim o programa, que apresenta problemas desde outubro. Às vezes o sistema de Seguro Desemprego trava e o de mão-de-obra continua funcionando, outras vezes os dois travam, e tem dias que tudo funciona rapidamente”, comenta o coordenador.
Linhares explica, ainda, que o Ministério do Trabalho está tomando providências, porém, o sistema está interligado com a Caixa Econômica Federal, INSS e Receita Federal. “Desde que ele foi criado, há quatro anos, diversas atualizações ocorreram, mas como é um sistema grande, algumas adaptações demoram mais. Tivemos também a questão das chuvas em Brasília, onde se localiza um dos servidores, causando vários defeitos. Esses problemas dificultam a melhora no serviço, mas estamos aguardando que ele volte logo ao normal”.
Segundo o coordenador, atualmente o Sine possui três pessoas contratadas e um reserva no atendimento. Além disso, em dezembro, foi solicitada a contratação de um novo funcionário para atendimento. “Esse profissional é contratado pela prefeitura e não pode ser um estagiário. Como trabalhamos com senhas individuais, o funcionário deve passar por um treinamento, que é realizado por uma equipe de Belo Horizonte, então, estamos aguardando”.
O coordenador solicita a compreensão dos moradores. “O sistema é muito inconstante, mas aqueles que desejam atendimento podem ligar aqui e pedir informações. Às vezes as pessoas acham que não queremos atender ou que temos poucos funcionários, mas quando o sistema está funcionando corretamente, conseguimos atender a todos”.
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