FIEMG defende diálogo entre Brasil e EUA para buscar solução sobre tarifas
qui, 10 de julho de 2025 20:55SISTEMA FIEMG | Divulgação
Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (10/7), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, defendeu um amplo processo de negociação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, com o objetivo de reverter a nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. Segundo ele, a cooperação diplomática, e não a retaliação, é o caminho mais eficaz para enfrentar o impasse.
“A tarifa americana não gera impacto inflacionário no Brasil. Pelo contrário, pode até ter efeito deflacionário, com parte dos produtos sendo absorvidos pelo mercado interno. Já a reciprocidade na taxação tem potencial para gerar pressão inflacionária sobre a economia brasileira”, alertou Roscoe.
Entre os setores mais atingidos, destaca-se a siderurgia, que já enfrenta uma crise provocada pelo excesso de exportações da China. No entanto, Roscoe acredita que o café brasileiro, por sua dimensão e características, pode ter mais facilidade em encontrar novos mercados.
Roscoe enfatizou que os Estados Unidos são um parceiro estratégico do Brasil e, no caso de Minas Gerais, representam o principal destino das exportações da indústria de transformação. Segundo ele, a manutenção da tarifa extra compromete as vendas de produtos de maior valor agregado, que podem encontrar dificuldade em reposicionar-se globalmente. “Vários outros produtos industrializados brasileiros já enfrentam forte concorrência internacional, principalmente da China e de outros países”, destacou.
Diante do atual cenário de reorganização geopolítica e tensões entre EUA e China, o presidente da FIEMG reiterou a importância de o Brasil manter uma postura neutra e técnica.
“Os Estados Unidos são um parceiro tradicional. Do ponto de vista geográfico e econômico, faz todo o sentido que nossas economias mantenham um fluxo comercial ativo e complementar. Na nossa visão, ambos os países perdem com o acirramento das barreiras.”
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Leia mais:
. Clique aqui para baixar os arquivos de áudio e vídeo da coletiva
. Nota Oficial – Posicionamento da FIEMG sobre a taxação de produtos brasileiros
. Clique aqui e confira os produtos exportados de MG aos EUA e as taxas aplicadas – janeiro a junho de 2025
. Veja mais fotos da entrevista coletiva
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Foragido da Operação Aqueronte é capturado com ação entre Polícia Civil e Polícia Militar qui, 5 de março de 2026
- 3ª Copa Nacional de Futsal Sub-20 é destaque positivo no esporte em Araguari qui, 5 de março de 2026
- Araguari: cronograma estabelece quais vias receberão o recapeamento nesta primeira fase qui, 5 de março de 2026
- Acidente com carreta carregada de soja paralisa BR-050 entre Araguari e Uberlândia qui, 5 de março de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 5 DE MARÇO qui, 5 de março de 2026
- Adoção que transforma vidas: Canil Municipal de Araguari abre as portas para novos lares qui, 5 de março de 2026
- Brasil gera mais de 112 mil empregos em janeiro; Araguari mantém setores aquecidos qui, 5 de março de 2026
- Tupaciguara fortalece a Educação com entrega de Kits Escolares qui, 5 de março de 2026
- 2ª edição do Araguari Festival Prime Car promete movimentar o município no fim de semana qui, 5 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 5 DE MARÇO qui, 5 de março de 2026
> > Veja mais notícias...