FIEMG defende diálogo entre Brasil e EUA para buscar solução sobre tarifas
qui, 10 de julho de 2025 20:55SISTEMA FIEMG | Divulgação
Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (10/7), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, defendeu um amplo processo de negociação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, com o objetivo de reverter a nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros. Segundo ele, a cooperação diplomática, e não a retaliação, é o caminho mais eficaz para enfrentar o impasse.
“A tarifa americana não gera impacto inflacionário no Brasil. Pelo contrário, pode até ter efeito deflacionário, com parte dos produtos sendo absorvidos pelo mercado interno. Já a reciprocidade na taxação tem potencial para gerar pressão inflacionária sobre a economia brasileira”, alertou Roscoe.
Entre os setores mais atingidos, destaca-se a siderurgia, que já enfrenta uma crise provocada pelo excesso de exportações da China. No entanto, Roscoe acredita que o café brasileiro, por sua dimensão e características, pode ter mais facilidade em encontrar novos mercados.
Roscoe enfatizou que os Estados Unidos são um parceiro estratégico do Brasil e, no caso de Minas Gerais, representam o principal destino das exportações da indústria de transformação. Segundo ele, a manutenção da tarifa extra compromete as vendas de produtos de maior valor agregado, que podem encontrar dificuldade em reposicionar-se globalmente. “Vários outros produtos industrializados brasileiros já enfrentam forte concorrência internacional, principalmente da China e de outros países”, destacou.
Diante do atual cenário de reorganização geopolítica e tensões entre EUA e China, o presidente da FIEMG reiterou a importância de o Brasil manter uma postura neutra e técnica.
“Os Estados Unidos são um parceiro tradicional. Do ponto de vista geográfico e econômico, faz todo o sentido que nossas economias mantenham um fluxo comercial ativo e complementar. Na nossa visão, ambos os países perdem com o acirramento das barreiras.”
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Leia mais:
. Clique aqui para baixar os arquivos de áudio e vídeo da coletiva
. Nota Oficial – Posicionamento da FIEMG sobre a taxação de produtos brasileiros
. Clique aqui e confira os produtos exportados de MG aos EUA e as taxas aplicadas – janeiro a junho de 2025
. Veja mais fotos da entrevista coletiva
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
