Quarta-feira, 20 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Ficha Técnica – Saudade, Didico

qua, 11 de novembro de 2015 08:18

Abertura-ficha-tecnica

Didico, se não existisse, teria sido inventado. Com aura de batalhador, nasceu em uma das favelas mais perigosas da cidade. O ano era 1982. Enquanto uma seleção dos sonhos abrilhantava o mundo com Zico, Sócrates e companhia, o garoto ganhava seu pedacinho de chão no morro de fantasias. Gostava de danone, mas mesmo descalço, não desperdiçava sequer uma pelada de gente grande.

Mal alcançou a maioridade, Didico foi convidado a vestir a camisa da seleção. Era a nova esperança do seu time de coração, cujo ritmo batia forte como um pequeno guerreiro. Aventureiro.Por sua habilidade com os pés, conheceu a Europa. Trocou a camisa desbotada por Dudalina, Armani e Prada. As noites sombrias no barraco por dias de glória em diferentes palcos. Os pés descalços por chuteiras de ouro e danones importados.

Na Itália, Didico conheceu Florença e Parma, até se tornar imperador em Milão. Era o novo ídolo da camisa que um dia foi da lenda Giuseppe Meazza. Entre idas e vindas nas manchetes de jornais, tinha a vida e os treinos tratados como alvos alheios. Não era um santo, mas ainda o viam como Deus. Com o tempo, uma neblina tomou o céu de sua casa. Não havia outra saída senão se render ao temporal. Em um vôo silencioso, retornou de vez para a terra natal, onde logo seria ícone em seu quintal.

Momento de desabafo do imperador Didico no Flamengo

Momento de desabafo do imperador Didico no Flamengo

 

Didico era de dia, mas também de noite. A notícia mais vendida na porta de casa. Chegou a ser dado como morto após dias de sumiço na Europa, até aparecer com sua família na favela onde nasceu. Suas origens nunca foram esquecidas, e seus passos jamais eram em vão. Aprendeu a ser líder como Javier Zanetti,valente como Roberto Carlos, e inapelável como Gabriel Batistuta. Ensinou Ibrahimovic, e foi colega de trabalho de Ronaldo, pentacampeão mundial nos tempos de seus 20 e poucos anos.

Hoje acordei com saudade de Didico. O imperador que era tratado como Deus. A canhota que mais parecia um canhão. O salvador da pátria na Copa América de 2004. O garoto que era tão alegre que até seu nascimento foi em pleno Carnaval. O homem que sentou no banco dos réus da família brasileira, e que antes do apito final do juiz, clamou – “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”.

5 Comentários

  1. Mauricio disse:

    Tomei a liberdade de compartilhar.

    Não sei por que, mas ontem tive a sensação que vc teve hj. Só que com brilhantismo expressou muito do que eu pensei e trouxe informações novas.

    Que baita jogador ne? Melhor. Que baita jogador!

  2. Cleiton Feijó disse:

    Nem fala até hoje não apareceu nenhum jogador com talento e sua canhota canhão! dominou abriu é gol na certa! tirando a jogada na cabeça gol certo , inteligente demais dentro do campo e nunca foi fominha! sempre deixa companheiros na cara do gol como vagner love que perdia gol a rodo e mesmo assim didico deixava na cara do gol varias vezes … Passagens dele pelo flamengo sempre foi digna de campeão e de um verdadeiro rubro negro que sempre honrou o manto

  3. angelo disse:

    amanha tem brasil x argentina, cade o adriano

  4. Paulo Elias disse:

    Foi um dos melhores que vi jogar !
    Se eu fosse o Dunga convocava ele pra seleção
    mesmo sem clube.
    Sonho com a volta dele aos gramados
    de preferencia no mengão é claro.
    Adriano muito Mito Santo brasileirão 2009
    nunca vou esquecer!
    Cabeceio mortal ,técnica ,chute canhão,cobrador de faltas,homem de área que sabe jogar com a bola nos pés,faro de gol,voando na sua melhor forma ,ganha todas dos zagueiros ,muio forte fisicamente ,extremamente inteligente em campo… JOGA MUITO!
    SELEÇÃO BRASILEIRA :
    G- DIEGO ALVES
    Z-DAVID LUIZ
    Z- MARQUINHOS
    Z- THIAGO SILVA
    ALD- DANIEL ALVES
    ALE- MARCELO
    V- CASIMIRO
    V- RAFAEL CARIOCA
    M- GANSO
    A- NEYMAR
    A- ADRIANO

  5. Bruno Diniz disse:

    Saudades do Didico, de jogador na noitada, garotas na concentração, escapadas na concentração.. Saudades da minha seleção com jogadores de atitude!!

    Gostaria muito de ver esse mito dentro do campo jogando com o manto sagrado e honrando a nossa seleção!!

    Didico querido, o povo está contigo!!

Deixe seu comentário: