Domingo, 14 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Ficha Técnica – Internet Discada

qua, 13 de maio de 2015 09:52

Abertura-ficha-tecnica

INTERNET DISCADA

Um garoto cruza as ruas em busca de uma missão. Brinquedos, brincadeiras e brincalhões ficam para trás. Atravessa o sinal aberto, perde o chinelo e ganha passos descalços rumo à casa da tia. Entre os melhores presentes que ela podia lhe oferecer, estava a TV à Cabo de seu quarto. Durante 90 minutos, permanecia imóvel, com olhos arregalados e as mãos quase trêmulas, suadas. E olha que ainda era tempo de internet discada.

Não tinha Super Mario, Dragon Ball, Power Rangers, laranjinhas ou uma legião de Cavaleiros do Zodíaco que o paralisassem tanto. Quando descobriu o futebol europeu, encontrou muito mais que um programa para assistir. Viu um caminho, um sonho, uma profissão. Era dia de final de campeonato. Na TV, o Real Madrid de Roberto Carlos, Raúl e Morientes quebrava um tabu de mais de 30 anos fora do topo, superando a Juventus de Zidane e Del Piero.

Passou a escrever as escalações, decorar cantos e elaborar tabelas. Viu quando os ingleses do Manchester United viraram o jogo em dois minutos contra os alemães do Bayern, ganhando a Europa nos acréscimos. Anos depois, assistiu uma constelação de jogadores formada por Figo, Zidane e Ronaldo dessa vez ser ofuscada pela Juventus de Davids, Nedved, Trezeguet e Del Piero.

Mesmo antes de nascer, seus ancestrais plantavam o terreno e regavam a árvore genealógica enquanto Puskas arrebentava os adversários pela Hungria em 54. Duas décadas depois, só se falava da “Laranja Mecânica” da Holanda de Cruyff e companhia. Ainda era projeto de fabricação quando Maradona levantou o estádio Azteca na final da Copa do México em 86, antes de tropeçar na Alemanha de Voller, Klinsmann e Matthaus em 1990.

Outro dia, ouviu do jornalista Fernando Calazans que ‘se Zico jamais conquistou uma Copa do Mundo, azar o dela’. Certamente responderia o mesmo sobre um monstro de 1,70m. Um argentino de 27 anos que, calado, desestabiliza aqueles que preferem ‘esperar aonde irá chegar’, e comove quem desfruta do privilégio de acompanhá-lo ao vivo e em cores.

Se hoje aquele garoto vive uma paixão não correspondida no futebol brasileiro, há anos mantém com o Velho Continente um relacionamento sério. Para ver o reencontro entre Real Madrid e Juventus nesta quarta-feira, 13, sequer precisa deixar sua casa. Mas se lhe perguntassem do que é encanto – acredite – certamente lembraria os tempos de internet discada.

Real Madrid, Juventus e as lembranças de um amante do futebol europeu

Real Madrid, Juventus e as lembranças de um amante do futebol europeu

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: