Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Feira das Profissões é promovida pela Icasu

ter, 12 de novembro de 2019 05:20

por Laura Alvarenga

Foi iniciada na tarde desta segunda-feira, 11, a Feira das Profissões promovida pela Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu). Direcionada aos alunos do projeto, o workshop é um evento gratuito e acontece também nesta quarta-feira, 14, na capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) das 13 às 17h.

O projeto visa proporcionar aos jovens mais conhecimentos sobre as diversas profissões existentes, além da oportunidade de contato com profissionais de algumas áreas. Este, é o quarto ano em que a feira acontece, fazendo parte de tantos outros projetos oferecidos pela instituição.

Evento também estará aberto ao público interessado

Evento também estará aberto ao público interessado

 

De acordo com Karla Viana Messias, coordenadora da Icasu, houve um levantamento para um plano de carreira onde foi possível perceber que o setor jurídico é uma das áreas mais procuradas pelos jovens. Sendo assim, durante os dois dias de evento os alunos receberão a visita de profissionais da área do Direito e da Comunicação, os quais falarão um pouco sobre o dia a dia de cada profissão.

A coordenadora informou que o projeto faz parte do curso de formação cidadã, responsável por trabalhar vários módulos ao longo do semestre, como: raciocínio lógico, ética cidadã, inclusão digital, empreendedorismo, mercado de trabalho, leitura e produção de texto e talentos em oratória.

Karla Viana Messias ainda ressaltou que a feira é importante para expandir o horizonte profissional do jovem, “e ele perceber o que realmente quer para o futuro e não se deixar levar pelos desejos dos pais”.

Um dos professores do projeto, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Wesley Lucas de Mendonça (PPS) reforçou que esse é o momento em que os jovens estão em fase de discernimento e diante de um leque de opções. “Na vida, profissionalmente, você tem dois caminhos. Escolher uma profissão que ama, ou aprender a amar uma profissão que foi obrigado a escolher, porque muitos não tiveram alternativas”.

Projetos

Este não é o primeiro workshop oferecido pela Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu). Em junho deste ano, os alunos do curso de formação cidadã executaram o projeto denominado como “Feira do Empreendedorismo”, com o objetivo de estimular e desenvolver experiências mercadológicas.

A Icasu também oferece o programa Jovem Aprendiz. Este consiste em um curso de capacitação de jovens e adolescentes entre 14 anos completos e 24 anos incompletos para o mercado de trabalho. Semestralmente o instituto disponibiliza 160 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

O curso acontece de segunda a sexta-feira em dois turnos, das 7 às 11h e das 13 às 17h. No decorrer do curso os alunos recebem aulas de português, matemática, informática e diversos outros módulos direcionados para o mercado de trabalho.

O programa Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal é oferecido através da Lei de Aprendizagem 10.907/2000, que determina a disponibilização de 5% a 15% das vagas de empresas de médio e grande porte a jovens entre 14 e 24 anos que estão cursando os ensinos fundamental, médio, técnico ou graduandos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: