Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Farmácia Municipal recebe medicamentos para atendimento no primeiro trimestre

sex, 6 de fevereiro de 2015 01:29
Fornecido pelo governo estadual, carregamento chegou nesta segunda-feira, 2. Foto: Gazeta do Triângulo

Fornecido pelo governo estadual, carregamento chegou nesta segunda-feira, 2. Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Funcionários da Farmácia Municipal estão em ritmo de trabalho acelerado nesta semana para organizar os medicamentos que chegaram segunda-feira, 2, fornecidos pelo governo estadual, e que irão atender o município neste primeiro trimestre. Apesar do atraso de aproximadamente 20 dias, alguns remédios que não costumavam ser mandados foram incluídos para este ano.

Como explica o farmacêutico responsável, Tiago de Moraes Souto, a lista do estado varia entre 300 e 400 medicamentos, mas nem todos são enquadrados ou alguns estão em falta. O carregamento costuma chegar a cada 90 dias. Segundo ele, o município também se encarrega de adquirir uma parcela menor. Neste ano, serão aproximadamente 50 remédios.

Hipertensão, diabetes e antidepressivos estão entre os mais procurados. “Araguari é a única cidade da região que fornece gratuitamente o antidepressivo Sertalina, o mais procurado pelos pacientes. O estado também manda alguns, como o Fluoxetina e Clonazepam, mais conhecido com o Rivotril,” informou ele.

Para ter acesso gratuito a alguma medicação, é necessário apresentar uma receita do SUS e de unidades conveniadas aos SUS, como a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Santo Antônio, além do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Desde que passou a funcionar em endereço novo, há pouco mais de um ano, a Farmácia Municipal melhorou sua estrutura física e atendimento. Em 2013, recebia aproximadamente 500 pacientes por dia, número que de acordo com a diretora da Farmácia, Rosângela Cury, saltou para 800 pacientes.

As reclamações quanto à falta de algum medicamento específico acontecem ocasionalmente, principalmente quando o governo estadual atrasa a entrega. No entanto, as longas filas deixaram de existir com a descentralização da Farmácia. Isso porque a população pode retirar os remédios em postos de saúdo no Distrito de Amanhece, nos bairros São Sebastião, Brasília e também na Policlínica Dr. Oabi Gebrim.

A Farmácia Municipal está localizada na praça da Constituição n.º 191, no Centro, próxima ao antigo Pronto Socorro Municipal. O horário de atendimento é das 7 às 11h. Os telefones são 3690-3064 e 3690-3173. Além da retirada dos medicamentos, interessados podem receber orientações e esclarecer dúvidas.

1 Comentário

  1. marcelo disse:

    Engraçado né coloca as imagem dos remédios nas reportagem chega lá para pegar um desses remédio não tem ,então para que falar que tem remédio e chega ai não tem a discupa é mandar ir para outro posto de saude e chega lá também não tem e vira um ping pong certo enquanto isso o povo de araguari sai daqui para ir a farmácia municipal de uberlândia porque lá fala que tem remédio e tem mesmo certo e so isso abraço fiquem com DEUS PAZ E BEM a todos araguarinos..

Deixe seu comentário: