Famílias em situação de vulnerabilidade são cadastradas no projeto “Veredas de Plástico”
qui, 14 de dezembro de 2017 05:30Da Redação
Greenpeace do Cerrado tem o objetivo de montar uma fábrica social no município
O Greenpeace do Cerrado de Araguari, em parceria com as secretarias de Políticas Sobre Drogas e de Trabalho e Ação Social, promove, nessa quinta-feira, 14, uma reunião com os presidentes de Associações de Moradores de Bairros. O objetivo é cadastrar as famílias em situação de vulnerabilidade e as pessoas que não possuem emprego para que participem do projeto “Veredas de Plástico”.

Garrafas PET são transformadas em fios e cerdas para vassoura
De acordo com Reynaldo Brito, coordenador do Greenpeace do Cerrado em Araguari, as pessoas inscritas no projeto serão capacitadas e aprenderão a transformar garrafas PET em objetos como vassouras, cordas, redes de vôlei, redes de futebol, telas de alambrado e outros. “Nós iremos promover essa capacitação por bairros, começando pelo Santa Helena”.
A partir do cadastramento das famílias, o Greenpeace do Cerrado visa a organização de uma fábrica social. “É uma fábrica sem paredes. Cada família executará uma parte do processo em sua residência até chegarmos ao produto final, que é a vassoura. Primeiro será trabalhada a matéria-prima e iremos fornecer a ferramenta gratuita para que a garrafa PET seja transformada em fios, que irão se tornar cordas ou cerdas da vassoura e iremos comprar esse material”.
Após a transformação da matéria prima, outra família receberá o material e realizará a montagem do produto. “É um processo contínuo e, no final, a vassoura será vendida e o dinheiro arrecadado será destinado ao projeto. Temos compradores em São Paulo, com a encomenda de aproximadamente mil vassouras por dia, mas ainda precisamos de mão-de-obra para conseguirmos alcançar esse número”.
A reunião acontece nessa quinta-feira, 14, a partir das 15h, na secretaria de Políticas Sobre Drogas, localizada na praça Gaioso Neves, 129, bairro Goiás. “Convidamos todos os presidentes de Associações de Moradores de Bairros a participarem conosco dessa reunião e conhecerem o projeto ‘Veredas de Plástico’”.
Segundo o coordenador, o projeto também conta com a parceria do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac). “Os estudantes dos cursos de Administração, Direito e Medicina Veterinária ajudaram a desenvolver as regras do processo fabril e estamos aguardando para iniciar as atividades. Temos uma expectativa bastante positiva em relação ao projeto”.
O coordenador ressalta que o “Veredas de Plástico” é um projeto que trabalha a área ambiental e social. “Em Araguari, acreditamos que o melhor caminho para chegar ao meio ambiente é através do social”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Esse projeto é fantástico! Simples, sustentável, e pode causar grande impacto social. Parabéns aos envolvidos em seu desenvolvimento! Greenpeace sempre revolucionando!