Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

FAEC recebeu 81 inscrições para credenciamento em projeto que libera recurso para artistas em Araguari

sáb, 17 de abril de 2021 15:07

Da Redação

FAEC investe em artistas e agentes culturais do município

Na semana passada, a prefeitura de Araguari publicou em Correio Oficial um dispositivo que trata do setor artístico e cultural do município, trazendo investimento para os profissionais do setor, que estão entre os mais afetados pela pandemia causada pela Covid-19.

Com o objetivo de auxiliar a comunidade cultural, a gestão do município, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), lançou o primeiro edital “É_Fomento FAEC 20 anos”. O certame separou as etapas de credenciamento e de julgamento das propostas artísticas, facilitando a apresentação de documentos, que compreende a primeira etapa.

O Edital lançado deve atender a pelo menos 50 artistas locais nas mais diversas áreas da cultura, segundo a FAEC. O valor global a ser incentivado é de R$75 mil reais, com pagamento de R$ 1,5 mil por artista.

Sendo assim, as inscrições para habilitação da documentação ficaram abertas até a última sexta-feira, 9. Foram realizadas 81 inscrições de pessoas físicas e jurídicas para o credenciamento, porém, apenas 50 (46 pessoas físicas e 4 pessoas jurídicas) apresentaram toda a documentação necessária para prosseguirem para a próxima etapa do edital: a apresentação das propostas artísticas e culturais.

Agora, os aprovados na primeira fase terão até o dia 22 de abril como prazo final para entregarem à FAEC suas propostas de projetos de arte e cultura, que serão analisadas pela Comissão de Seleção de Projetos, que tratará de verificar se as propostas apresentadas por estes 50 credenciados devem ou não ser beneficiadas com o recurso.

À reportagem da Gazeta, o presidente da FAEC, Diogo Machado, esclarece que a iniciativa tem sido um sucesso, e garante que trará vários benefícios. “Com a nova forma de processo, com credenciamento sendo feito antes da entrega de propostas artísticas, pudemos mapear com melhor qualidade a situação documental dos nossos artistas. Essa informação vai nos ajudar a estruturar a informatização que precisamos para desburocratizar o processo de habilitação para participar dos editais FAEC. Agora os 50 credenciados podem vir até a FAEC e retirar o Certificado de Habilitação, podendo usá-lo para acessar todos os outros editais, pelo tempo em que valer o seu certificado”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: