Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

FAEC publica resultados preliminares em etapa de editais de incentivo à cultura no município

sex, 10 de dezembro de 2021 09:38

Da Redação

Sede da FAEC em Araguari.

A prefeitura de Araguari, por meio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, realiza continuamente ações de apoio e incentivo ao consumo de cultura, bem como impulsiona a produção artística na cidade.

Nesta quarta-feira, 8, foi publicada, em Correio Oficial, a Portaria nº41 de 2021, que divulga resultados preliminares da análise documental de habilitação de artistas e empresas do setor cultural, que se inscreveram nos editais 006/2021, 007/2021 e 008/2021, conforme prevê a Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc.

Os recursos disponibilizados por meio da legislação visam a realização de ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas durante o estado de calamidade pública em virtude da pandemia do novo Coronavírus.

Ainda conforme prevê a portaria, agora, os proponentes habilitados pelo dispositivo prosseguem para terceira fase: a Análise da Proposta. Assim, a ideia de produção artística ou cultural será avaliada. Os inabilitados têm o prazo de três dias para providenciar a correção da parte documental.

O documento pode ser conferido na íntegra com o resultado preliminar de todas as propostas no Correio Oficial da prefeitura de Araguari do dia 8 de dezembro, ou em plataforma disponibilizada pela FAEC.

“Alguns editais foram muito bem-sucedidos. Pelo menos dois foram aquém do esperávamos, pois prevíamos mais inscrições. Temos pelo menos nove grupos de bandas sertanejas que se encaixariam no edital 007, que visa retomar os festivais rurais no ano de 2022, por exemplo. Porém, vamos sim atingir o efetivo final do edital, que é retomar essas festas no próximo ano. O saldo final geral, até o momento, é muito positivo, e fizemos uma boa execução. Na semana que vem, provavelmente na terça-feira, 14, faremos a análise artística e já publicaremos em seguida, convocando os artistas para receber os pagamentos. Estamos em um trabalho contínuo para isso. Conseguimos superar o que foi executado no ano passado com a Aldir Blanc, e isso sinaliza que artistas não contemplados anteriormente, seja qual for o motivo, eles se adequaram e tiveram essa chance neste ano, proporcionando maior participação nos editais. A maior valia, acredito ser o modelo dos editais, podemos dizer que estamos prontos para incentivar as culturas populares e premiar artistas em nosso município, bem como apoiar eventos, atrações e o E_Fomento, para produtos audiovisuais. Isso tudo nos ajuda a incentivar ainda mais a cultura no município. Estou bastante feliz com o que conseguimos atingir, e queremos atender ainda mais artistas no ano de 2022”, ponderou Diogo Machado, presidente da FAEC, em diálogo com a reportagem nesta quinta-feira, 9.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: