Fábio Divino de Oliveira morre aos 81 anos
ter, 17 de outubro de 2017 05:00Da Redação
Araguarino contribuiu, principalmente, com o desenvolvimento da agricultura na cidade
Na última sexta-feira, 13, Fábio Divino de Oliveira faleceu aos 81 anos. Ele enfrentava problemas cardíacos há cerca de dois anos e estava nos últimos dias internado no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. – Fabinho de Oliveira, como era conhecido, deixa a mulher, Magda, os filhos Marco Paulo e Marcela e netos.

Fábio Divino de Oliveira (*1936 +2017) foi vereador e vice-prefeito de Araguari
Político de renome e engajado com o crescimento de Araguari, Fabinho deixa seu legado marcado na história como homem público e como pessoa. “Nos conhecemos desde a juventude e eu sempre tive uma admiração por ele, pela pessoa que foi e principalmente, pelo grande amor pela cidade que o Fabinho sempre teve”, afirma a colunista Lêda Pinho.
O jornalista Aloisio Nunes de Faria retrata um pouco da história de Fabinho de Oliveira. Segundo o jornalista, na década dos anos 1960 e 1970 Fabinho foi vereador e vice-prefeito. “Tendo como causa a defesa do desenvolvimento da área rural do município, segmento no qual iniciou a vida profissional, ajudando os pais fazendeiros Onor e Laura Cunha de Oliveira”, disse em matéria publicada no Portal de Araguari.
Em 1960, Fabinho de Oliveira participou da fundação do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari, onde exerceu cargo de diretor em várias gestões. Foi vice-prefeito na gestão de Milton Lima Filho entre 1971 e janeiro de 1973, quando foi nomeado para a administração do departamento de Assistência Rural, marco inicial da diversificação agrícola no município de Araguari.
“Na época as pessoas diziam que o cerrado era improdutivo. Foi então que o Fabinho viajou com Milton Lima Filho para todo o país, a fim de ver como era o cultivo nas outras regiões. Nessas viagens eles descobriram justamente o contrário, que o cerrado era rico e trouxeram a cultura do maracujá, café e várias outras produções agrícolas para a região”, conta Pinho.
Nesse período, Fabinho liderou a implantação de projetos, entre outros, para o cultivo da soja e do maracujá, produto responsável pela implantação da indústria de sucos Maguary, hoje Ebba-Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos Ltda. “A grande conquista de sua gestão foi a implantação da cafeicultura, responsável pelas mais importantes mudanças econômico-sociais que aconteceram nas últimas décadas em Araguari”, relata Faria.
No governo municipal, exerceu cargos em diversas gestões: secretário de Esportes e Turismo, no segundo mandato do prefeito Milton Lima Filho; de diretor de Desenvolvimento Rural, na gestão de Marcos Alvim; e diretor de Planejamento Urbano, no primeiro governo do prefeito Marcos Coelho. Atualmente, ocupava o cargo de diretor de Futebol da secretaria municipal de Esportes e Juventude.
Não foi apenas como homem público que Fabinho de Oliveira teve seu destaque. Na iniciativa privada, foi diretor executivo da empresa Flórice S/A, de 1977 a 1991, período em que implantou novos segmentos agrícolas em Araguari e em outras cidades onde a empresa mantinha investimentos.
Como homem e amigo Lêda Pinho conta que ele vai deixar saudade. “Ele era uma pessoa alegre, passava sempre muito otimismo, muita vontade de viver. Ele deixou uma família linda e, com certeza, seus netos agora estão privados de um avô fantástico”, disse à Gazeta do Triângulo. “Quero deixar meu reconhecimento e admiração, principalmente. Sempre louvei e quero continuar louvando o araguarino que ele foi”, ressalta.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
