Exposição Fotográfica mostra mulheres que lutam contra o câncer como heroínas
sáb, 30 de setembro de 2017 05:35por Tatiana Oliveira
Ação é uma parceria entre Associação do Câncer e profissionais
Como alerta para o Outubro Rosa, a Associação do Câncer de Uberlândia organizou uma ação para conscientizar as mulheres a respeito do câncer de mama. Neste ano, diversos profissionais uniram-se voluntariamente para realizar a Mostra Fotográfica ‘Heroínas’. “Trata-se de retratar essas pacientes que lutam contra o câncer de mama diariamente como heroínas”, diz o fotógrafo autor das peças Mauro Marques.

Detalhes em rosa nas fantasias simbolizam a luta contra o câncer de mama
Marques conta que foram utilizadas como modelos as próprias pacientes que estão sendo assistidas pela Associação. “O objetivo maior é falar para que as pacientes não desistam do tratamento, pois é dolorido e a quantidade de mulheres que param no meio do caminho é muito alta”, afirma. “Essas mulheres que fotografamos estão perseverando no tratamento. Queremos que as pessoas se conscientizem que, ao descobrirem a doença, não é o fim do mundo, que sejam super-heroínas e lutem para vencê-la”, acrescenta.
Ao todo são nove mulheres que posaram como super-heroínas e terão suas fotografias expostas em painéis de 50x70cm. “Até o momento elas não viram as fotos. Tiramos os retratos em chroma key, então elas acreditam que será uma foto delas de heroínas em um fundo verde; será uma grande surpresa para elas”, conta. As modelos terão acesso às fotografias juntamente com o público na segunda-feira, 2 de outubro.
‘Heroínas’ retrata mulheres que lutam contra esta doença de maneira firme com o apoio de familiares e amigos, nunca desistindo, nem abandonando o tratamento, elas contam que muitas pacientes desistem no meio do tratamento por ser muito incomodo, mas também falam que a fé em Deus e a família é que geram o conforto necessário para continuarem o tratamento.
“Heroínas” mostra a garra e perseverança destas mulheres que não desistem da vida. As personagens são mulheres comuns vestidas de Heroínas e o símbolo da luta está nos detalhes em rosa de cada uma das roupas que elas vestem. “Com esta mostra queremos alertar todas as mulheres que façam exames preventivos e se constatarem algum mal, que não desistam na primeira dificuldade, nem no meio do tratamento, pois levando tudo de forma correta a chance de cura é muito grande”, afirma Marques.
Profissionais envolveram-se voluntariamente para efetuar a ação. A associação conseguiu parcerias com diversos segmentos, como o fotógrafo Mauro Marques, um salão de beleza e uma padaria que forneceu os lanches para as modelos. “Além disso, começam a ser divulgados também na segunda-feira vídeos depoimentos contando a luta de cada uma das pacientes”, diz Marques. Os vídeos podem ser assistidos em todas as redes sociais da Associação do Câncer e do fotógrafo Mauro Marques. “Todos os envolvidos trabalharam voluntariamente. Nem o espaço onde serão expostas as fotografias está sendo cobrado”, ressalta.
Serviço
- Mostra Fotográfica Heroínas:
- 2 a 22 de outubro – Uberlândia Shopping 2º Piso
- 13 a 22 de outubro – Pratic Center
- 23 a 27 de outubro – Prefeitura de Uberlândia Anexo 2
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Solidariedade aos pacientes de todas as doenças.Por que não fazem isto com pacientes portadores do vírus HI,por exemplo?Tem doenças degenerativas que deixam a pessoa humilhada no meio social também,entre outras inúmeras além do câncer.
Corrigindo vírus HIV,terrível a doença,além de discriminarem demais o paciente.