Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Executivo detalha informações sobre empreendimento bilionário em Araguari e região

sex, 26 de outubro de 2018 05:36

Da Redação

Em edição passada, o jornal Gazeta do Triângulo reportou a aliança estratégica entre a Duratex e o grupo austríaco Lenzing, referente ao projeto Amadeus. A apresentação das cidades escolhidas ocorreu em Belo Horizonte, na presença de membros das empresas; técnicos do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e da Secretaria da Fazenda do Estado; prefeitos das cidades envolvidas, como Marcos Coelho de Carvalho (MDB) de Araguari; o diretor executivo do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos); os eleitos deputados federais Lafayette Andrada (PRB) e Zé Vítor (PMN) e o deputado estadual eleito Doorgal de Andrada (Patri).

Participaram da coletiva de imprensa representantes do Executivo e Legislativo, além dos eleitos a deputado federal, Zé Vitor (PMN), e estadual, Raul Belém (PSC)

Participaram da coletiva de imprensa representantes do Executivo e Legislativo, além dos eleitos a deputado federal, Zé Vitor (PMN), e estadual, Raul Belém (PSC)

 

As cinco cidades escolhidas para a construção da fábrica de celulose solúvel e extrativismo de eucalipto foram: Araguari, Indianópolis, Estrela do Sul, Romaria e Nova Ponte. A nova companhia foi anunciada em junho deste ano e tem como atividade a produção e comercialização de celulose solúvel do tipo viscose.

Ontem, dia 25, a prefeitura de Araguari, em coletiva de imprensa, apresentou detalhes sobre o empreendimento. O investimento é de quase 4 bilhões de reais e deve gerar um número superior a 6,5 mil empregos diretos, além disso é previsto um faturamento anual de 1,4 bilhões de reais, ressaltou o prefeito Marcos Coelho. As obras devem ser iniciadas no segundo semestre de 2019 e as operações em 2022.

Em 2014 havia interesse da instalação da Duratex no município, desde então, os representantes vêm trabalhando pela conquista. “Araguari tem as condições necessárias; assim, nossa estrutura e condições geográficas e hidrográficas contaram muito para que nossa ‘voz’ fosse ouvida. Anteriormente era só expectativa, hoje dou certeza de que esse projeto vai ser instalado aqui. É uma satisfação muito grande para a população araguarina”, afirmou o chefe do Executivo.

O empreendimento será construído na divisa entre os municípios de Araguari e Indianópolis, beneficiando também as outras três cidades citadas anteriormente. Como ressaltado em reportagem anterior, a escolha da localização foi estratégica para o grupo com aproximadamente 43 mil hectares de efetivo plantio de eucaliptos 100% certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Durante o pronunciamento para a imprensa, juntamente com o prefeito, fizeram parte da mesa o vice-prefeito, Clayton Fernandes (PSB); o presidente da Câmara Municipal, Luiz Antônio de Oliveira (PSDB); e a secretária de Administração, Thereza Christina Griep. Na ocasião, também estavam presentes o secretariado municipal; representantes do Legislativo; os eleitos a deputado federal, Zé Vitor, e estadual, Raul Belém (PSC); e imprensa local.

O vice-prefeito se pronunciou afirmando que “este é um momento ímpar para o município. Tive a honra de participar dessa conquista, juntamente com o prefeito e nosso secretariado. E agora, essa empresa estará na divisa da nossa cidade, gerando 6,5 mil empregos”. Em complemento, o presidente da Casa Legislativa parabenizou a atuação do Executivo, juntamente com o Legislativo. “Estamos aqui para trabalhar por Araguari. Nós fizemos tudo o que a empresa pediu e as solicitações foram aprovadas na Câmara. Este governo está de parabéns por fazer o que está ao alcance para trazer desenvolvimento”.

O prefeito concluiu a fala vibrando pela nova conquista; “Araguari fez um ‘gol’ e nós estamos muito felizes”.

9 Comentários

  1. Leonardo disse:

    Eu espera mais detalhes, já que o título sugere, mas a única informação nova que vi nesta reportagem foi que o faturamento previsto é de 1,4 bi.
    * Qual é a previsão de arrecadação de impostos para Araguari?
    * A empresa vai priorizar trabalhadores das cidades envolvidas no projeto?
    * A prefeitura vai elaborar um plano de capacitação da mão de obra local para garantir a mão de obra local?
    * As empresas locais estão capacitadas? e se sim, terão prioridade no apoio à atividade da Duratex?
    Enfim, qual é o plano da prefeitura? Esperar pra colher ou se preparar para garantir uma participação maior neste bolo?

    Abraço

  2. Cezar disse:

    Espero que a Prefeitura não embargue esta empresa. Pois aquele que seria o prédio mais alto da cidade ( na Quinca Mariano perto do Rosario ) pelo que ouvi não será construido porque a prefeitura não liberou a obra. Além do Shopping Araguari, e tantos outras empresas. Além disso a empresa se vier não é por causa dos políticos e sim pela localização geográfica e as plantações de pinos entre os municipios citados.

  3. pc disse:

    Araguari está de parabéns pela sua posição geográfica aqui era para ser Uberlândia, na época os políticos não deixavam as empresas se instalarem aqui, com isso a população perdeu muito com as vaidades pessoais de certas pessoas que diziam serem políticos e atrapalharam muito. Graças a Deus os políticos de hoje abriram os olhos e trabalham em parceria com a comunidade Araguarina ainda há tempo de se recuperar o tempo perdido e dar a volta por cima. Nossa sociedade merece todo apoio necessário para o desenvolvimento.

  4. ANÔNIMO disse:

    PARABÉNS! SÓ ESPERO QUE ESSE PROJETO NÃO SEJA IGUAL AS PROMESSAS DE VÁRIOS. O TÃO PROMETIDO SHOPPING NÃO SAIU ATÉ HJ, OS CARAS JÁ VIERAM AQUÍ NA PREFEITURA UMAS 50 VEZES! E HJ SUMIRAM, NINGUÉM SABE, E NINGUÉM VIU. MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE PRECISAMOS É DISSO MESMO! EMPRESÁRIOS INVESTINDO AQUÍ, PRECISAMOS PARAR DE DEPENDER DE OUTRAS CIDADES! TEMOS QUE MANTER NOSSOS JOVENS AQUÍ, ESTÃO SAINDO DAQUÍ PARA FAZER O QUE AQUÍ NÃO TEM. E POR ISSO TORCEMOS PARA O QUE FOR DITO SERÁ CUMPRIDO, E NÃO FICAR SÓ NO PAPEL COMO SEMPRE! PARABÉNS NOVA ARAGUARI!!!

  5. Anônimo disse:

    O prédio parece que foi problema de metragem que teria que ter três metros de afastamento da calçada. Não era só fazer outro projeto. Depois disso, Monte Carmelo queria este prédio. Nos anos sessenta foram construídos o Edifício Araguari e o Magalhães Pinto. Depois só retornou a construção de prédios altos nos anos oitenta. Agora o shopping tem que dar é um aperto nos donos da rede não sei se é a Mappin. Muitas cidades aqui por perto viriam aqui comprar. Também não adianta construir um aqui e o povo sair daqui e ir comprar em Uberlândia.Araguari precisa também de um terminal de coletivos, ali no mercado não comporta aqueles ônibus e o movimento concentra em um único lugar. Precisa de indústrias para atrair mais pessoas para aumentar a população.

  6. Osmar Coêlho disse:

    Goiás deixou de ser um estado agrario e atrasado para ser uma potencia economica em pouco mais de 10 anos. Isso gracas a implantacao de Industrias. Ter uma empresa em Minas é uma atitude heroica de empresarios arrojados. A carga tributaria é absurda e inflexivel. A Duratex irá se instalar ai somente porque a floresta esta plantada ai. Pq do contrario, o estado e muito menos os municipios nao fedem e nem cheiram pra eles. Eles nao precisam de nada do setor publico. esta historia aí é só politicagem querendo aparecer na foto. Se a Duratex pudesse, ela “pulava” a floresta pra Catalão hoje mesmo. Ai sim teriam vantagem e competitividade.

  7. Sidney disse:

    vamos ver se Araguari vai ser abençoado com essa empresa. vamos ver se não é só promessa

  8. Ligia disse:

    E qual será o impacto ambiental pra nossa região? Não li nada sobre isso. Tem alguém preocupado com o tanto de poluição que isso vai trazer aos bons ares da região? Qual é a política ambiental atras disso tudo? Ou é só o lucro financeiro mesmo?
    É muito bom trazer progresso, emprego, etc, mas acabar com os nossos recursos ambientais para uso fruto de uma empresa internacional, me desculpe, mas nos dias de conscientização ambiental de hoje, isso pra mim não é uma estratégia sábia. Por isso Brasil não sai da classificação de pais de terceiro mundo. Tem tudo pra ser uma potência mundial, porque nós temos os recursos naturais e a matéria prima, mas não sabemos administrar ão nosso favor.
    Foi feita alguma análise ambiental? O que os ambientalistas acham disso tudo?

  9. Leonardo disse:

    Lígia me desculpa, mas você questionou tarde, as florestas da Duratex já estão plantadas a mais de uma década, o que vão construir agora é só a fábrica para processar essa celulose.

Deixe seu comentário: