Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Ex-alunos do Colégio Regina Pacis se reencontram após 50 anos

ter, 17 de novembro de 2015 07:42

Da Redação

Entre as décadas de 1940 a 1970, o Colégio Regina Pacis era uma das instituições que contribuiu para que Araguari se tornasse um polo educacional na região. Naquela época famílias de várias cidades de Minas queriam que seus filhos recebessem um ensino de qualidade, seja em regime de externato ou internato, que ficava sob a responsabilidade de padres.

Depois de 50 anos, estudantes do antigo Colégio Regina Pacis se reencontram no Imepac

Depois de 50 anos, estudantes do antigo Colégio Regina Pacis se reencontram no Imepac

 

Na manhã do último sábado, 14, estudantes da década de 50 e 60 reavivaram as memórias ao se reencontrarem meio século depois no prédio do antigo Colégio, onde atualmente funciona o Imepac. Muita coisa mudou, mas o campo de futebol, a capela, o teatro e as salas de aula ainda são lugares familiares.

Pelas contas do engenheiro Oswaldo Alves de Souza, este é o quinto encontro da turma, que passou a ser realizado anualmente. Ele nasceu em Cascalho Rico, mas concluiu o ensino normal em Araguari e frequentou uma escola de engenharia na cidade de Itajubá, sul de Minas. Com a reunião de sua turma do ensino superior, ocorreu-lhe a possibilidade de reencontrar também os amigos do colégio.

Segundo ele, o primeiro encontro começou tímido, com apenas 13 pessoas, mas aos poucos foi crescendo. “Começamos a divulgar, pedir para um chamar e lembrar de outro e assim a propaganda foi sendo feita. Alguns eram amicíssimos e não se viam a 50 anos, choram. Brincamos que não tem convidados, e sim convocados,” disse.

Muitos vieram de outros estados e até mesmo de outro país. O médico Carlos Vanez foi aluno do externato entre os anos 1955 a 1962 e hoje mora com a família em Chicago, nos Estados Unidos. Veio para Araguari apenas para reencontrar os amigos. “Trocamos memórias, histórias. Saí do país há 55 anos, então alguns colegas eu não via há mais de 60 anos”, contou.

Esta é a primeira vez que o médico participa do encontro com os antigos colegas. Além das brincadeiras, também falou um pouco sobre a estrutura do Colégio. “As classes eram pequenas, com 15, 20 alunos no máximo, então a atenção conosco era grande,” relembra ele, que pretende trazer os filhos na próxima visita.

A confraternização incluiu um encontro em uma churrascaria na noite de sexta-feira, 13 e um almoço no dia seguinte após a visita ao Imepac.

Para o advogado Francisco Roberto Rangel, o reencontro com os amigos foi um momento especial. “Temos casos de pessoas que foram na capela e choraram ao se lembrar daquela época. Cada um segue seu caminho e o grupo se distancia, então essas reuniões são uma maneira muito boa de ver os amigos,” concluiu.

7 Comentários

  1. Huguette disse:

    Bonito esse encontro. Meu pai estudou nesse Colégio também nessa época…Pena que não pôde estar presente. Quem sabe na próxima Confraternização ele estará.

  2. Marco Antonio Correia Silva disse:

    Estudei no Cólégio Regina Pacis de 1961 a 1967, de onde fui para Pindamonhangaba SP, e gostaria de participar de um encontro com meus colegas desta época, e para quem não se lembra de mim, na época era meu apelido no Colégio de macaco, e todos assim me conheciam.
    Aguardo uma Resposta Marco Antonio

  3. NICOLAU CORREA disse:

    Estudei de 61 a 64 no seminário Padre Damião, em São Bonifácio, SC. Na época por lá estava entre outros o Padre Henrique, Sebastião, Deodato, Estevão. Houvi dizer que o Padre Henrique estava no Regina Pacis, Se verdade deixo a ele minhas lembranças e carinho por tudo que fez por mim.. e peço a sua benção. Um forte abraço. Eu era de Armazem SC, hoje moro em tubarão. telefone 48 3622 2040 ou 48 99695 0476. obrigado.

  4. André Luiz Gonçalves disse:

    Moro em Vila Velha, ES, é estudei nos anos de 1969 e até o 1o semestre de 1970. Filho de oficial do exército, moramos na Vila Militar do 2o Btl Ferroviário. Ótimos lembranças tenho deste período. Infelizmente no ano 1970, meu pai foi transferido para Vitória, ES, que fica próxima à cidade que reside atualmente. Uma das poucas colegas que lembro do nome Margarete, de tradicional família da cidade. Formou-se em odontologia e ao que me parece reside em Uberlândia. Se alguém tiver contato com ela, pode enviar meu email ou tel para whatzap:(27)99297-8797. Grande abraço a todos.

  5. AFONSO CELSO PASSOS COSTA GONÇALVES disse:

    Estudei em 69 e 70.
    Terceira e quarta série do ginásio.
    Colegas Aloisio Debs(Toró), Mauricio Chiovato, os dois irmãos Skaf, e outros tantos .Todos excelentes colegas.
    Se alguém lembrar manda email
    acpcgon@gmail.com
    Whatsapp 27- 999761528
    Quero estar no próximo encontro.
    Saudações a todos

  6. Maria inez Rezende dos Santos Maranhão disse:

    Meu pai estudou no Regina Pacis, ginásio e colegial, que deve ter concluído em 1953. Geraldo Rezende dos Santos faleceu com apenas 64 anos em 1994.
    Impressionante a cultura que adquiriu naquele Colégio. Algumas coisas que ele me ensinou em tarefas escolares nunca me esquecerei.
    Os alunos do segundo grau do Regina Pacis tinham formação completa. Tanto que ele passou em quarto lugar no vestibular do ITA, já então muito concorrido, mas foi impedido de mudar-se e estudar fora.
    Se estivesse aqui , eu mostraria a ele sobre este encontro de amigos da escola

  7. Paulo Marcos Magalhães disse:

    Amigo,Marco Antônio Correia Silva,tenho procurado seu contato,estive em sua casa em Belo Horizonte,Rua Vila Rica no bairro Padre Eustáquio,em julho de 1965.Contato 38-999222879.Grande abraço.

Deixe seu comentário: