Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Estudantes participam de palestras sobre segurança no trânsito e primeiros socorros

qui, 4 de maio de 2017 05:43

Atividades ocorrem durante todo o mês de maio em escolas e empresas

Da Redação

A secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, juntamente com a 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, 53º Batalhão de Polícia Militar, 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, promove, durante esse mês, campanhas educativas relacionadas ao Maio Amarelo, com o tema “Sua escolha faz a diferença no Trânsito”.

: Alunos participaram de um curso de primeiros socorros e segurança no trânsito

Alunos participaram de um curso de primeiros socorros e segurança no trânsito

 

De acordo com Jaqueline Mendes, coordenadora do departamento de Educação para o Trânsito, serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização da população. “O Movimento Maio Amarelo tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo”.

As atividades tiveram início nessa terça-feira, 2, no Centro Educacional Municipal José Inácio, onde os alunos do 9º ano puderam participar de um curso básico de primeiros socorros e segurança no trânsito. “Com demonstrações práticas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar da atividade com bastante entusiasmo”.

Nessa quarta-feira, 3, a equipe ministrou uma palestra voltada aos alunos do 9º ano da Escola Estadual Kathy Belém. “Foi uma manhã de orientações para os alunos, com demonstrações práticas de primeiros socorros e segurança no trânsito, que foram abordadas de maneira lúdica. Além disso, exibimos vídeos de conscientização e distribuímos panfletos, para que esses estudantes possam ser multiplicadores da importância da mudança de comportamento no trânsito”.

Durante o mês serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização da população

Durante o mês serão realizadas diversas ações voltadas à conscientização da população

 

Segundo a coordenadora do departamento, o Brasil está em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido pela Índica, China, Estados Unidos e Rússia, e seguido pelo Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. “Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente de trânsito”.

As atividades continuam nessa quinta-feira, 4, com uma palestra educativa no Centro Educacional Municipal Ondina Moutinho Vieira, que terá início às 8h30. Na terça-feira, 9, os alunos do Centro Educacional Municipal Justino Rodrigues da Cunha participarão de um curso de primeiros socorros e segurança no trânsito, a partir das 8h.

As blitz educativas serão realizadas nos dias 10 e 11, a partir das 8h30, e contarão com a presença dos estudantes da Escola Estadual Antônio Nunes. Na terça-feira, 16, o curso de primeiros socorros e segurança no trânsito será ministrado no Centro Educacional Municipal Roda Mameri Rade. Durante a tarde, ainda na terça-feira, ocorrerá uma palestra de Segurança no Trânsito voltada aos funcionários da empresa EBBA.

Os eventos continuam durante o mês e o encerramento ocorrerá no dia 30, com a cerimônia de entrega de certificados para os estudantes das escolas da zona rural que participaram dos cursos ministrados durante o mês.

O comandante da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, capitão Fabrício Silva Araújo, afirma que há um número considerável de acidentes de trânsito no município. “De todos os atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, 13% são relacionados a acidentes de trânsito. Desses acidentes, 69% envolvem motocicletas e são causados principalmente por imprudência e negligência. Também é comum atendermos a vítimas de acidentes e observarmos que os condutores haviam ingerido bebidas alcoólicas”.

O capitão ressalta que o maior índice de acidentes é registrado na região central do município, principalmente em vias de fluxo mais rápido. “A maior quantidade de acidentes é registrada na avenida Mato Grosso, seguida pelas avenidas Coronel Theodolino Pereira de Araújo e Minas Gerais”.

Capitão Fabrício acrescenta que o objetivo da campanha é atingir todas as faixas etárias, criando um eixo de responsabilidade e consciência perante o trânsito. “Essas ações são importantes para que possamos levar um processo maior de amadurecimento e consciência para a sociedade, visando a redução do número de acidentes”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: