Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Estudantes do Projeto “Agente Ambiental Mirim” participam de atividade prática sobre o combate à dengue

qui, 6 de julho de 2017 05:56

Da Redação

Os alunos da Escola Estadual Raul Soares, que fazem parte do Projeto “Agente Ambiental Mirim” participaram, nessa terça-feira, 4, de uma atividade prática sobre o combate à dengue. Durante a manhã, os estudantes puderam conhecer o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias e também visitaram o departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde.

De acordo com a Educadora em Saúde do departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde, Eliete Borges, a atividade fez parte do sexto módulo do Projeto “Agente Ambiental Mirim”. “Essa atividade foi realizada em 2012 no projeto ‘Combatendo a Dengue e Preservando o Meio Ambiente’, mas essa é a primeira vez que foi inserida no ‘Agente Ambiental Mirim’”.

Alunos puderam conhecer o laboratório de análises do departamento de Zoonoses

Alunos puderam conhecer o laboratório de análises do departamento de Zoonoses

 

A educadora afirma que os estudantes gostaram bastante de acompanhar o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias. “Eles puderam entrar nas residências e verificar como é feito o trabalho de inspeção dos agentes, o tratamento dos focos e as orientações aos moradores”.

Eliete Borges ressalta que, ao acompanharem o trabalho na prática, os estudantes perceberam que o objetivo do agente é a prevenção. “Os alunos observaram que o agente não chega à residência, recolhe o lixo e vai embora, mas faz todo um trabalho de conscientização, mostrando ao morador o que está errado e ensinando o mesmo a tomar conta da própria casa. O agente vai aos imóveis de dois em dois meses, então, se o morador não fizer sua parte, esse trabalho não terá efeito nenhum”.

Após visitarem as residências, os estudantes puderam conhecer o departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde. “Nós os levamos para o laboratório, onde eles utilizaram o microscópio e observaram as larvas dos mosquitos. Foi um trabalho didático, no qual eles puderam aprender na prática a teoria que foi ministrada em sala de aula”.

Nessa quarta-feira, 5, a atividade contou com a participação dos alunos do Colégio Mais Positivo, seguido pela participação dos estudantes da Escola Estadual Paes de Almeida (quinta-feira) e Escola Estadual Rainha da Paz (sexta-feira). “O projeto envolve alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, sendo aproximadamente 35 estudantes de cada escola. É importante trabalharmos essas questões ambientais desde cedo, para que essas crianças possam se tornar adultos conscientes, que se preocupem com a preservação do meio ambiente”.

Segundo o Educador Ambiental, Joelson Silvano, coordenador do Projeto “Agente Ambiental Mirim”, novas atividades são incluídas nos módulos, conforme a necessidade de aprendizado. “Nosso projeto é maleável, para que possa alcançar um público maior e se tornar mais satisfatório para os alunos. Sempre temos novas ideias e vamos complementando, principalmente com atividades práticas”.

O projeto é realizado anualmente e tem a duração de sete meses. Esse ano, os módulos tiveram início em março e a expectativa é que as atividades sejam encerradas em outubro. “A união da prática e da teoria pode transformar a educação dessas crianças. Ficamos muito satisfeitos com esse trabalho”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: