Estudante araguarino participa do XVII Encontro de Geógrafos da América Latina
sex, 3 de maio de 2019 05:41por Samara Arruda
O universitário Guilherme Henrique dos Santos Santana, estudante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desembarcou em Quito, no Equador para apresentar seu novo trabalho durante o XVII Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL).
O evento, que aconteceu entre os dias 9 a 12 de abril, é considerado um dos maiores encontros científicos do setor, que ocorre desde 1987. Como expositor, o estudante apresentou seu artigo com o tema “Aplicações e perspectivas do uso de geotecnologias na agricultura”.

Estudante esteve entre vários professores e profissionais da América Latina
De acordo com Guilherme Henrique dos Santos Santana, seu artigo aborda as questões agrárias do Brasil. Diante disso, houve um trabalho de pesquisas na região do Triângulo Mineiro e, por meio de uma parceria com o campus da UFU em Ituiutaba, foi possível analisar a referida microrregião.
“Fizemos levantamentos no sentido de entender a dinâmica do campo e suas alterações ao longo dos anos e que são bastante complexas. Na segunda parte do artigo falamos sobre as geotecnologias, quem possui esta tecnologia e a utiliza, os incentivos e outros fatores importantes. A ideia é fazer este levantamento em todos os municípios, principalmente Araguari.”
O EGAL objetiva promover o intercâmbio acadêmico e profissional entre os geógrafos latino-americanos, a criação de redes de trabalho, grupos de pesquisa, ensino e intercâmbio profissional e discutir problemas e desafios dos territórios da América Latina no contexto da diversidade e integração da região a partir de suas próprias perspectivas.
Segundo ressaltou, através de trabalhos como este, é possível representar o nome de Araguari e incentivar outros estudantes a realizarem projetos, artigos e outras ações em prol do município.
“Precisamos mostrar que em Araguari temos pessoas com potencial para desenvolver projetos visando o desenvolvimento da comunidade. Estamos vivenciando momentos difíceis, pois, no Brasil não estão sendo valorizadas as pesquisas científicas e, diante disso, agradeço a todos que tem demonstrado apoio ao meu trabalho.”
Quanto aos projetos desenvolvidos, o estudante ressaltou ainda que em parceria com a UFU, está executando outras duas pesquisas que futuramente poderão contribuir para a gestão municipal. Uma delas inclui análise e observações do Córrego Brejo Alegre e as suas fragilidades. A segunda é um levantamento sobre a população araguarina. Diante do trabalho desenvolvido pelo universitário, a Câmara Municipal de Araguari por meio do presidente Wesley Lucas de Mendonça (PPS), concedeu Moção de Aplauso ao jovem.
“É uma alegria conceder esta homenagem o Guilherme Santana, araguarino, morador próximo ao bairro Bosque e estudante da UFU. Ele tem levado o nome de Araguari para todo o Brasil e de uma maneira especial apresentou nosso município ao Equador. Assim, faço questão de reconhecer seu trabalho e que sirva de motivação para tantos outros,” comentou o edil.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
