Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Estacionamento rotativo é apresentado para a imprensa

sex, 1 de setembro de 2017 05:26

por Tatiana Oliveira

Autoridades convocaram veículos de comunicação para esclarecer dúvidas e explicar sobre o funcionamento do sistema

A prefeitura realizou ontem, 31, às 14h30 na praça Manoel Bonito o lançamento da fase educativa do Sistema de Estacionamento Rotativo na região central de Araguari. Estiveram presentes autoridades locais e a imprensa regional. No momento, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, explicou à Gazeta do Triângulo que os monitores, que começariam a trabalhar ontem, só iniciarão suas atividades na semana que vem. “A mídia atrasou um pouco, mas a partir da semana que vem as pessoas vão orientar, panfletar e mostrar o que é o estacionamento rotativo e como ele vai facilitar a vida do cidadão”, disse.

Estacionamento rotativo passa a valer a partir de 12 de setembro

Estacionamento rotativo passa a valer a partir de 12 de setembro

 

Marcelo Silva, diretor de operações da Explora Parking explana que a fase será finalizada em setembro e os monitores irão instruir a população sobre as formas de regularização de crédito. “Temos cinco: o usuário pode regularizar por meio de uma TAG, que é um equipamento semelhante ao Sem Parar que você coloca no vidro do carro, e ao estacionar debita automaticamente nos créditos que o usuário colocou; temos o aplicativo de celular; a internet; haverá ainda, lojas credenciadas como pontos de venda; e o interessado também pode comprar dos próprios monitores”.

De acordo com o secretário Luiz Antônio Lopes monitores instruem os motoristas até o dia 11 de setembro. A empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação S/A, é a responsável pelo gerenciamento do sistema de estacionamento público rotativo em Araguari (Zona Azul). Conforme o secretário, por enquanto são 1.750 vagas, sendo 40 para pessoas com necessidades especiais e 100 vagas para idosos que podem ser revistas conforme necessidade.

João da Costa, reserva da Polícia Militar, contou à reportagem que para ir ao banco teve que estacionar seu veículo a quatro quarteirões de distância. “Não tem vaga no centro da cidade. Acho que o estacionamento rotativo será uma boa solução. É mais barato do que pagar um estacionamento particular”, disse.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo é de segunda-feira a sábado, das 8 às 18h, ficando isento nos domingos e feriados. ““Para as motos, não há limite de estada. Quanto às pessoas com necessidades especiais estão isentas, mas deverão respeitar o limite de duas horas de permanência na vaga. Os idosos terão que pagar pelo estacionamento”.

De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana a equipe estuda a possibilidade de realizar a cobrança dos veículos de carga de descarga. Por enquanto estão autorizados a usar a vaga de forma gratuita no período entre 18h às 9h30. “Após isso é um estacionamento rotativo normal”, explana Lopes.

A Zona Azul é composta por vagas de estacionamento regulamentadas e pagas, localizadas nas vias públicas, disponíveis para os usuários mediante ativação de cartões digitais por meio de aplicativos de celular e pontos de venda. Em Araguari, o período de concessão é de 15 anos, renovável por mais 10 anos, e o investimento gira em torno de R$ 62 milhões no total.

4 Comentários

  1. F te d disse:

    Esse secretário e uma desgraça para Araguari , destruí o trânsito, agora que que paguemos por isso , não sou contra o pagamento mas com certeza vai ser mais caro que Uberlandia , será um absurdo , hoje vou estacionar no centro de Araguari, me extresso , esse desgraçado pintou faixa de cinco metros para cada carro , tenha do , mas plantar café, vou ganha mais Otário.

  2. FPC disse:

    Eu gostaria de saber com o que gastaram para chegar em 62 MILHÕES de reais em investimento????

  3. Rogério Gomes disse:

    Nós já pagamos anteriormente pela pavimentação, pela sinalização das vias, pela manutenção dos espaços públicos e por tudo mais. É um desrespeito essa indústria de multas que se instala pelos novos radares, é uma vagabundagem essa indústria de receita para desvios futuros. Ser gestor público implica em achar soluções inteligentes e viáveis tanto para o Município quanto para a população. Propor projetos que oneram a população é coisa de gente incompetente e mansa. Assim fica fácil administrar. Que mérito tem essa turma?

  4. Marcos disse:

    Pelo menos agora ficará mais fácil estacionar no Centro de Araguari.

    :)

Deixe seu comentário: