Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Estação Elevatória no bairro São Sebastião deve ser entregue no mês de agosto

qua, 19 de julho de 2017 05:03

Da Redação

A Superintendência de Água e Esgoto (SAE) vem executando o cronograma de obras das unidades responsáveis pelo tratamento de esgoto, em Araguari. Diante disso, a construção da Estação Elevatória no bairro São Sebastião, segue em ritmo acelerado. A expectativa é de que seja entregue definitivamente ao município no dia 7 de agosto.

A informações foi confirmada pelo superintendente da SAE, André Fabiano Reis. De acordo com ele, as obras no local estão em fase final, diante disso, na próxima semana a equipe de engenheiros responsáveis fará os últimos testes necessários para verificar e garantir o pleno funcionamento da Estação.

 Além da Estação Elevatória, Araguari possui estações de tratamento instaladas nos bairros São Sebastião, Novo Horizonte e também no Centro

Além da Estação Elevatória, Araguari possui estações de tratamento instaladas nos bairros São Sebastião, Novo Horizonte e também no Centro

 

“Estamos cumprindo o cronograma previsto para solucionar um problema antigo, relacionado aos impactos ambientais causados pela má destinação do esgoto. A medida pretende evitar que o esgoto tratado seja despejado diretamente nas represas dos Paus e das Araras, o que tem causado vários prejuízos ambientais,” disse.

Após o tratamento realizado pela ETE, o esgoto será transmitido para a Estação Elevatória e deverá ser bombeado direto para os dutos existentes nas laterais do córrego Brejo Alegre. “Para isso, estamos terminando a ampliação da rede de esgoto na rua Afonso Pena para suportar a quantidade de efluentes tratados que seguem diretamente para a ETE Central. A intervenção está sendo promovida em parceria com a empresa Realiza Construtora,” ressaltou.

Em relação à Estação de Tratamento de Esgoto Central, André Reis afirma que duas frentes de trabalho estão empenhadas na execução da obra e mensalmente, técnicos e engenheiros comparecem ao local a fim de inspecionar o andamento da obra. A área da ETE possui, ao todo, quatro quilômetros a começar perto da avenida Minas Gerais. A estação de tratamento possui caixa de controle, reatores, filtro biológico, decantadores dentre outras estruturas que compõe as diversas etapas da purificação do esgoto.

Com a inauguração da ETE Central a cidade de Araguari terá aproximadamente 98% de seu esgoto tratado. O projeto foi elaborado em 2006 pela empresa Tec Minas, da cidade de Belo Horizonte e aprovado em 2013 pelo Ministério das Cidades.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: