Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Estação de Tratamento de Água depende de projeto e estudo de viabilidade

qui, 14 de junho de 2018 05:14

Da Redação

Após análise da Caixa Econômica Federal, Executivo poderá, ou não, iniciar estudos preliminares do projeto

A prefeitura, juntamente com a Superintendência de Água e Esgoto – SAE, enviou um pedido de autorização à Caixa Econômica Federal para avaliar a possiblidade de fazer estudos preliminares de um projeto de uma Estação de Tratamento de Água – ETA.

Caso aprovado, está previsto novo sistema de captação de água superficial, visto que na cidade o fornecimento de água é garantido por poços artesianos. “Nos poços artesianos não se trata a água, o que se faz é adicionar cloro de acordo com a necessidade e estamos no limite de perfuração. Temos, hoje, 167 poços artesianos”, afirma o superintendente da autarquia Sebastião Cardoso de Faria.

Ideia é captar água superficial na Bacia Hidrográfica do rio Araguari

Ideia é captar água superficial na Bacia Hidrográfica do rio Araguari

 

Caso construída a ETA, essa água, segundo ele, será captada da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. Para o projeto inicial, estima-se que sejam investidos R$1,8 milhões. “Não tem como saber quanto a obra em si irá custar, pois é preciso fazer esse projeto, esse estudo primeiro”, coloca.

Um dos objetivos, diz o superintendente, é suprir as necessidades da população em relação à falta de fornecimento de água. “A ETA também beneficiará as indústrias que estão alocadas aqui e não possuem água tratada”, acrescenta.

Conforme explicado à Gazeta do Triângulo, não há previsão de resposta da CEF. “A questão dos prazos vai depender muito da liberação dos recursos e financiamentos. A Caixa tem uma linha de crédito para isso, mas precisamos aguardar o posicionamento deles primeiro para falar em datas”.

Ele acrescenta que a autarquia comemorará duas grandes conquistas para a cidade, caso consiga a aprovação da Caixa. “O importante é que Araguari já está na linha d e tratamento de esgoto com a ETE e vai estar na linha de captação superficial de água e tratamento para suprir as necessidades da população”, conclui.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: