Terça-feira, 17 de Março de 2026 Fazer o Login

Espaço destinado a táxis e implantação da Zona Azul são discutidos pelo Legislativo

qui, 17 de setembro de 2015 08:23

Da Redação

O vereador Giuliano Rodrigues ‘Tibá’ (PTC) protocolou na Câmara Municipal, um requerimento solicitando estudo sobre os espaços e estacionamentos destinados aos taxis existentes na cidade. O assunto foi apresentado aos demais vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 15.

A Zona Azul irá funcionar das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8 às 13h aos sábados

A Zona Azul irá funcionar das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8 às 13h aos sábados

 

Segundo ele, é preciso que se verifiquem os pontos e lugares que possuem a referida demarcação para os veículos que prestam o serviço de passageiros e nunca foram utilizados por um taxi. “O movimento de veículos no perímetro urbano continua enorme e crescente em nossa cidade e espaços destinados a estacionamentos, principalmente na área central, continuam sendo um grande problema e palco de muitas reclamações,” afirmou.

A intenção, segundo ele, é que a secretaria competente avalie novamente os estacionamentos destinados a taxis principalmente na área central da cidade, pois, aumentaria a oferta em vagas. O requerimento enviado ao prefeito Raul Belém (PP) deverá ser encaminhado à secretaria de Trânsito e Transportes para que a situação seja analisada.

Aproveitando o ensejo, o vereador voltou a cobrar informações sobre a implementação da Zona Azul no município. A iniciativa, que existe em várias cidades, visa reduzir a dificuldade de estacionamento na região central e como consequência, aumentar a arrecadação.

A cobrança do vereador leva em conta que o Projeto de Lei 316 referente à concessão para exploração do estacionamento rotativo de veículos no município, foi aprovado em fevereiro do ano passado e até então ainda não foi concluído.

O secretário de Trânsito, Divonei Gonçalves dos Santos, ponderou que o processo para a implantação está em andamento. O investimento da empresa vencedora do processo licitatório, que poderá atuar durante aproximadamente 15 anos, é no valor acima de 64 milhões de reais.

A Zona Azul irá funcionar das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8 às 13h aos sábados, ficando isenta nos domingos e feriados. Em épocas especiais ou datas comemorativas, o horário poderá ser ampliado ou reduzido. A permanência do condutor ou de passageiro no interior do veículo não desobriga o uso do comprovante de tempo de estacionamento. O estacionamento de veículos para carga e descarga de mercadorias, de caçambas ou containers ficará permitido sem o pagamento do preço público nos horários compreendidos entre 18h30 e 7h30.

O valor a ser cobrado pelo uso das vagas na “Zona Azul” gira em torno de R$ 2,00 por hora, na forma fracionada de 30 em 30 minutos ou dependendo da opção pelo usuário, do meio de pagamento escolhido, até o limite estabelecido para a rotatividade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: