Escolha de diretores escolares entra na fase de divulgação das chapas e apresentação do Plano de Gestão
ter, 11 de junho de 2019 05:37por Agência Minas
Votação acontece no dia 17 de junho. Em todo estado serão selecionados gestores para 3.496 escolas
Até esta sexta-feira, 14, as escolas da rede estadual de ensino realizam mais uma etapa do processo de escolha de diretor e vice-diretor. Com a participação da comunidade escolar, estão acontecendo reuniões nas unidades de ensino para divulgação das chapas e apresentação dos Planos de Gestão.
“O Plano de Gestão é um instrumento importante, porque qualifica o debate e aperfeiçoa o processo democrático. Além disso, é uma oportunidade que a comunidade tem para discutir projetos mais adequados à realidade e necessidades das escolas. Os planos devem abranger todos os aspectos referentes à gestão escolar e é fundamental que tenham como foco a melhoria da qualidade da educação ofertada”, destaca o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Paulo Henrique Rodrigues.
Nas escolas, as comissões organizadoras são as responsáveis por fomentar o debate e incentivar a participação de toda a comunidade. “A comissão deve organizar um espaço de debate com a participação dos três segmentos: servidores da escola, pais/responsáveis e estudantes. Também é importante que exista equidade entre as chapas e seja garantida a isonomia para que todas apresentem seus planos”, conclui o superintendente.
Na Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, no município de Formiga, as redes sociais estão sendo utilizadas como instrumento para garantir a divulgação e a participação da comunidade. “Vimos que é pelas redes sociais que vamos alcançar o maior número de pais e responsáveis. Os candidatos estão utilizando as mídias para divulgar seus planos de gestão”, conta a coordenadora da comissão e professora de Geografia, Clariana Beatriz Oliveira.
Também foi pensada uma estratégia para divulgação das reuniões. “Marcamos reuniões em três horários diferentes. A comissão está divulgando nas salas de aula. Também fizemos cartazes e colocamos nos postos de saúde e igrejas aqui da comunidade”, explica a educadora.
Na Escola Estadual Vitalino de Oliveira Ruela, no município de Santo Antônio do Oriente, estão concorrendo duas chapas. “A nossa cidade é pequena e a maioria dos pais e responsáveis tem conhecimento do processo. Para os alunos menores de 14 anos e moradores da zona rural, vamos enviar bilhete para reforçar a participação”, ressalta o coordenador da comissão e secretário na escola, Gilcleber Gomes.
De acordo com o cronograma, a votação acontece em 17 de junho. No mesmo dia deverá ser realizada a apuração dos votos e, a partir das 20h, o anúncio da chapa indicada. Em todo o Estado serão escolhidos gestores para 3.496 escolas.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Na minha opinião quem deveria votar nas eleições escolares deveria ser somente os funcionários da escola, apenas as pessoas que convivem diretamente com as direções. E outra pelo menos de 8 em 8 anos deveriam trocar todos senão vai ficar parecendo cargo vitalício. Quem entra não quer sair nunca mais. Tem gente que já está quase comemorando Bodas de Prata.