Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Escolas Estaduais seguem em paralização parcial

qui, 30 de março de 2017 05:41

por Tatiana Oliveira

O Raul Soares havia aderido à greve, mas retomou suas atividades na segunda-feira, 27. O Conservatório decidiu por seguir com a paralisação, mas as matrículas dos alunos continuam abertas

Os professores da rede pública de ensino estadual estão em greve geral desde o dia 15 de março. A decisão foi tomada no dia oito de março, em Belo Horizonte, quando foram realizadas manifestações em protesto e atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. José Luiz da Costa, coordenador geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – SindUTE de Araguari, afirma que Araguari é a cidade do Triângulo Mineiro com menor adesão.

Assembleia Geral define prosseguimento de greve no Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém

Assembleia Geral define prosseguimento de greve no Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém

 

“A pauta da greve continua a mesma, com uma pequena diferença. Para essa semana a ênfase é o acordo firmado entre o governo e o estado. Como a PEC não foi votada no dia 28, a nossa pauta agora é para que o Estado faça cumprir os acordos que ele assinou”, afirma José Luiz. Segundo ele, parte do acordo feito pelo governo não foi cumprida, como o pagamento integral do reajuste do ano passado de 11,36%, referente aos três primeiros meses de 2016, e o reposicionamento na carreira, que de acordo com José Luiz “embora alguns profissionais tenham sido reposicionados, não receberam o equivalente em espécie até agora”.

Em greve

Ontem pela manhã o Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém convocou seus professores para uma assembleia geral em definição da continuidade ou não da greve. Após a reunião, ficou determinado que o Conservatório segue com as atividades paradas até o dia seis de abril, quando será feita nova reunião. “Não faz sentido entrarmos no movimento e ficarmos dez dias, sem ter nada deliberado”, disse a diretora Glaucia Osorio Ribeiro Machado durante a assembleia. A decisão foi por voto, em maioria simples. Dos 115 professores, 66 votaram favoráveis ao colégio permanecer parado.

Outros colégios, como é o caso das escolas estaduais Professor Antônio Marques (Estadual) e Dona Eleonora Pieruccetti, estão em paralisação parcial. Na noite dessa quarta-feira, 29, o colégio “Estadual” fez uma assembleia para decidir se continuaria em greve, mas até o fechamento dessa edição ainda não havia definição. A E. E. Raul Soares havia aderido ao movimento, mas voltou às atividades nesse segunda-feira, 27.

O coordenador do SindUTE afirma que, caso a greve nas escolas acabe, o movimento continua. “Temos ações no dia quatro de abril em todos os 853 municípios de MG. Em Araguari estamos planejando uma audiência pública na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB”, conta.

Paralisação

Conforme informado pelo presidente do SindUTE, na terça-feira, 28, houve uma paralização em diversas escolas da cidade, para acompanhar o ato estadual em Belo Horizonte. No dia pararam as atividades: E. E. Arthur Bernardes em Amanhece, E. E. Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha em Piracaíba, E. E. Rainha da Paz, E. E. Dona Eleonora Pieruccetti, Conservatório Estadual de Música e Artes Raul Belém e E. E. Professor Antônio Marques.

Matrículas no Conservatório

Mesmo em greve, as matrículas no conservatório continuam. Segundo informações prestadas por funcionários, o local estará recebendo os interessados durante essa semana de 8 às 11h e de 14 às 17h30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: