Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Escolas estaduais de Minas Gerais irão oferecer ensino médio em tempo integral

qui, 19 de dezembro de 2019 05:02

Da Redação

A partir de 2020, 281 escolas estaduais de Minas Gerais irão oferecer o Ensino Médio Integral aos alunos. A ação contempla todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Na região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, serão 33 escolas a oferecer o método de ensino extensivo.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no dia 14 de dezembro. Deste total, 44 unidades de ensino ofertarão a educação em ensino médio integrado à educação profissional. A disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

Em outras 167 escolas estaduais que iniciarão a oferta da educação integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida nortearão as ações. Nesse outro modelo de Ensino Médio Integral, além do aprofundamento acadêmico, tem como principal objetivo dar aos estudantes os instrumentos para que eles possam pensar, planejar e se preparar para o futuro. Nessas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

Entre os municípios da região que estão na lista de escolas que participarão da nova proposta de ensino, são: Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Uberaba e Uberlândia. Em Araguari, a Escola Estadual Isolina França Soares Torres será a única a proporcionar o Ensino Médio Integral.

Conforme a SEE-MG, a pré-matrícula deve ser feita por pais ou responsáveis dos estudantes que estão matriculados na rede estadual de ensino, mas que precisam mudar para outra escola estadual, ou de alunos que desejam ingressar nas escolas estaduais, em 2020, vindos de outras redes. A pré-matrícula também está disponível para aqueles que abandonaram os estudos e desejam voltar às salas de aula no ensino fundamental, no ensino médio ou na educação de jovens e adultos.

A distribuição de vagas acontecerá de acordo com a disponibilidade física de cada unidade escolar, tipo de atendimento prestado, nível de ensino ofertado pela escola e serão ainda considerados critérios no encaminhamento dos estudantes conforme ordem apresentada na Resolução nº 4.231 de 2019.

No ato da inscrição no sistema de pré-matrícula, os interessados deverão inserir informações como: nome completo do candidato; data de nascimento; endereço, CPF (se possuir); rede escolar de origem, além de apresentar as opções de escolas em que deseja estudar. Os resultados serão divulgados no site da secretaria Estadual de Educação , a partir do dia 27 de dezembro.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: