Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Escola do Legislativo desenvolve concurso de redação e premia vencedora

ter, 10 de dezembro de 2019 05:35

por Laura Alvarenga

Os alunos do sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Antônio Nunes de Carvalho Filho, participaram na manhã desta segunda-feira, da premiação do concurso de redações promovida em parceria com a Escola do Legislativo ‘Vereadora Virgínia Alcântara’. Na ocasião, a estudante vencedora pela melhor redação foi premiada com uma bicicleta.

A ação teve início nos dias 20, 21 e 22 de novembro a partir de uma visita da turma à Câmara Municipal, com o objetivo de conhecer e entender o funcionamento dos serviços públicos. De acordo com Viviane Sena, administradora da casa Legislativa, a visita funcionou no modelo de aulas semelhantes às desenvolvidas na própria escola, anotando todas as explicações do presidente da Câmara Municipal.

Diante do interesse e iniciativa de procura da escola, o presidente da Casa, vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) sugeriu que fosse montada uma comissão para a execução da redação junto aos alunos que se fizeram presentes nas visitas, propondo também, uma bicicleta como prêmio para a melhor redação.

Durante os encontros por meio da Escola do Legislativo, foi realizada uma explicação acerca dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, além do cargo de vereador e qual é a função dele na comunidade. Com base nas apresentações, os estudantes desenvolveram as redações que foram corrigidas e selecionadas pelas professoras Ana Paula (português) e Leliene (história).

Wesley Lucas expressou surpresa ao tomar conhecimento da redação vencedora e da capacidade com que a aluna desenvolveu o texto, segundo ele, abordando o assunto com bastante conhecimento de causa. O vereador ainda se mostrou grato pelo interesse de tantas escolas querendo conhecer a Câmara Municipal e as atividades nela desenvolvidas. Ele ressaltou que, uma das metas propostas pela nova mesa diretora, era justamente essa, a de aproximar a população do poder Legislativo.

“Tenho certeza que, quanto mais cedo nós conscientizarmos os jovens, mais cedo eles terão a maturidade de fazer suas escolhas, inclusive no campo da política. Muitas pessoas criticam a comunidade política, os agentes políticos e, muitas vezes, até com razão. Mas é fundamental que eles possam conhecer. E quando nós desenvolvemos esses temas junto aos alunos, eles têm uma visão crítica e de participação na transformação da sociedade mais cedo.”

Redação Vencedora

Aluna: Glória Maria Leles Lima de Almeida

O poder legislativo

Bom…

O meu nome é Glória, vou falar um pouco do que faz um vereador, qual é a sua função etc.

As perguntas são:

O que faz um vereador?

– Faz parte da Câmara Legislativa da cidade; ele é eleito de quatro em quatro anos pelo sistema proporcional (é um sistema que os votos valorizam mais o partido do que o candidato), ou seja, os políticos mais votados não são aqueles que ganham uma cadeira.

O número de vereadores para cada cidade é de acordo com o tamanho da população. Varia entre 9 e 55 vereadores, por exemplo; Araguari tem 17 vereadores.

Qual é a função do vereador?

– A função deles é fazer leis, depois marcar reuniões para votarem e ver se todos concordam; fiscalizar a conta da prefeitura para observar se as obras não estão superfaturadas.

É obrigação do vereador comparecer a todas as reuniões por ele representar a cidade.

Então tudo isso quer dizer que eles têm três deveres:

1º: Fiscalizar

2º: Criar leis

3º: Cobrar do prefeito as reivindicações da comunidade

Existem também três poderes:

Poder Legislativo: Câmara Municipal e vereadores

Poder Executivo: Prefeitura

Poder Judiciário: Juízes

O poder Legislativo é quando a Câmara e os vereadores fazem as leis, por exemplo. O Executivo é quando a prefeitura recebe essa lei e a executa (quer dizer, fiscaliza, se está tudo certo). E o Judiciário é quando os juízes julgam que o cumprimento ou não dessa lei deve ser seguido.

Tudo isso quer dizer que os vereadores são muito importantes na nossa cidade. Quero agradecer por tudo o que eles fazem para a nossa sociedade, principalmente, quando escutam os nossos pedidos e fazem virar uma lei, claro, depois de passar por todos os três poderes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: