Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Equipe de resgate de animais encontra mico morto em reserva ambiental do município

sáb, 24 de fevereiro de 2018 05:45

Da Redação

Animal será encaminhado para análise em Belo Horizonte

A equipe de resgate de animais do vereador Jander Patrocínio (PSB) localizou, nessa quinta-feira, 22, um mico morto próximo a uma reserva ambiental da prefeitura. Segundo informações do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, até o momento nenhuma morte de primata por Febre Amarela foi confirmada no município.

De acordo com o vereador Jander Patrocínio, a equipe foi acionada para resgatar um cachorro que foi atropelado no bairro São Sebastião, em frente à reserva ambiental. “Conseguimos resgatá-lo, mas percebi algo estranho ao lado da reserva. Observando perto da cerca, pude perceber claramente um mico morto”.

Animal morto foi entregue no Canil Municipal e será encaminhado para análise em Belo Horizonte

Animal morto foi entregue no Canil Municipal e será encaminhado para análise em Belo Horizonte

 

A equipe de resgate entrou em contato com o departamento de Epidemiologia e o animal morto foi entregue no Canil Municipal, para que possa ser encaminhado para análise em Belo Horizonte. A coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, afirma que o resultado deve ser divulgado em até 25 dias. “Esse foi o primeiro mico encaminhado para análise esse ano e, até o momento, não temos nenhuma suspeita de Febre Amarela em humanos ou animais”.

A coordenadora comenta que a equipe da secretaria de Saúde realizou as medidas preventivas no local. “Nossa equipe investigou o local em busca de outros animais mortos ou doentes e fez o rastreamento para verificar se há indícios de suspeita de Febre Amarela”.

Em janeiro desse ano, um grupo de ciclistas também encontrou um mico morto na Zona Rural de Araguari, durante uma trilha realizada em uma estrada próxima à BR-050. Como não houve contato imediato com o departamento de Epidemiologia, o animal não foi encaminhado para análise. Em situações como essa, a recomendação é não manusear o corpo. “O procedimento correto é entrar em contato com a Epidemiologia pelos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170 e informar a localização. Caso seja final de semana, o morador pode entrar em contato conosco na segunda-feira, mas não deve ter contato com o animal”, ressalta a coordenadora.

Segundo Lúcia Hirono, a vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde e, para receber a imunização, é necessário apresentar o Cartão de Vacinas. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que uma dose é o suficiente para a proteção ao longo de toda a vida e o Ministério da Saúde aderiu a essa recomendação, então, caso a pessoa possua uma dose da vacina comprovada no cartão, não é necessário receber a imunização novamente”.

Caso o morador não possua mais o cartão de vacinas, é necessário receber a dose novamente. “Se a pessoa perdeu o seu cartão, a vacina será ministrada e um novo cartão será entregue, mas pedimos para que a população guarde o seu Cartão de Vacinas, pois ele é um documento”.

A vacina não é recomenda para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que possuam alergia a ovos, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos. Para receber a imunização nesses casos é necessário o acompanhamento médico. As pessoas que vão viajar para regiões endêmicas, como cidades do interior de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Bahia, também devem estar imunizadas.

Em Minas Gerais, o número de óbitos por Febre Amarela superou o do estado de São Paulo. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde essa semana, 86 mortes causadas pela doença foram confirmadas. “Em Araguari, estamos apenas alertando a população e fazendo ações preventivas, pois não há caso suspeito”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: