Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Entrega de veículos e equipamentos ao Conselho Tutelar conta com presença de Ministra dos Direitos Humanos

sáb, 11 de março de 2017 05:56

Da Redação | Com Assessoria

Na tarde desta sexta-feira, 10, os Conselhos Tutelares de 19 municípios mineiros foram contemplados com um veículo e produtos para auxiliar no trabalho realizado com crianças e adolescentes.

O evento, promovido no Palácio dos Ferroviários, contou com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, do prefeito Marcos Coelho (PMDB) e do deputado federal Tenente Lúcio (PSB) responsável pela emenda apresentada no Orçamento Geral da União que gerou recurso de R$ 2.460.000,00 para compra dos equipamentos. Compareceram à cerimônia prefeitos de outras 18 cidades, dentre elas: Arapuá, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Frutal, Iraí de Minas, Itapagipe, João Pinheiro, Lagamar, Patrocínio, Perdizes, Planura, Prudente de Morais, Rio Paranaíba, Santa Juliana, Tupaciguara e Vazante. Também marcaram presença vereadores e autoridades políticas de Minas Gerais.

Conselho Tutelar é contemplado com veículo zero quilômetro

Conselho Tutelar é contemplado com veículo zero quilômetro

 

Cada município recebeu 01 Kit contendo: cinco computadores, um refrigerador, um bebedouro, uma impressora multifuncional, além de um carro zero quilômetro da marca Citroën AirCross.

Essa é segunda etapa de entrega. A primeira aconteceu em dezembro do ano passado, quando 20 municípios mineiros receberam os kits de equipagem para os Conselhos.

O deputado Tenente Lúcio afirmou que o trabalho dos conselheiros tutelares é fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Ele disse ainda que, apesar da crise, a intenção é superar obstáculos, vencendo as dificuldades com dignidade. “O nosso objetivo principal é trabalhar para o povo brasileiro, sobretudo pelo povo araguarino, pelo qual tenho um grande carinho e admiração”.

 Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira.


Evento aconteceu na tarde desta sexta-feira.

 

Em discurso, a ministra Luislinda destacou a importância dos conselheiros tutelares para a sociedade. “Os conselheiros tutelares são desbravadores. Precisamos ter um cuidado especial com crianças e adolescentes”, concluiu.

A equipe do Conselho Tutelar de Araguari é formada pelos seguintes conselheiros: Vera Lúcia da Silva Arruda, Maria Isabel Nonato, Marcos Costa da Silva, Kleny Coelho May e Drielly Rúbia da Silva.

Ministra dos Direitos Humanos – Dra. Luislinda Valois

Filha de seu Luiz, um motorneiro de bonde e de dona Lindaura, uma passadeira e lavadeira e neta de escravo, sofreu ainda na infância o preconceito racial, circunstância que lhe inspirou a buscar a judicatura. Relata que um professor solicitou a compra de material de desenho, tendo o pai de Luislinda adquirido material precário. À vista do material, o professor teria dito: -“Menina, deixe de estudar e vá aprender a fazer feijoada na casa dos brancos”. Ela chorou, mas teria lhe respondido que: -“Vou é ser juíza e lhe prender”.

Estudou Teatro e Filosofia antes de se formar em Direito na Universidade Católica do Salvador. Foi procuradora-geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e mais tarde passou em primeiro lugar num concurso para a Advocacia-Geral da União (AGU).

Luislinda Valois, Ministra dos Direitos Humanos.

Luislinda Valois, Ministra dos Direitos Humanos.

 

Tornou-se juíza, em 1984, adotando o uso de colares de candomblé em suas audiências. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no país, em 1993. Criou, em 2003, o projeto “Balcão de Justiça e Cidadania”, para resolução de conflitos em áreas pobres de Salvador.

Em 2009, publicou o livro “O negro no século XXI”. Em 2011, foi promovida a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), aposentando-se alguns meses depois. No mesmo ano foi premiada com a Camélia da Liberdade, em reconhecimento a personalidades que promovem ações de inclusão social de afrodescendentes.

Em 2013, entrou na carreira política, filiando-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

No governo Michel Temer (PMDB) foi indicada em junho de 2016 para ocupar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, estrutura subordinada ao Ministério da Justiça, e atualmente é ministra dos Direitos Humanos. No dia 2 de fevereiro de 2017, foi anunciada ministra dos Direitos Humanos, tomando posse no cargo no dia seguinte. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, alguns relacionados aos projetos que criou.

Uma de suas falas mais emblemáticas cita a vontade de ver os negros se destacando no Brasil. “Eu quero melhorar esta estrada, continuar este caminho para que muitos negros cheguem ao ápice das pirâmides dos três poderes da República. Eu quero ver negros desembargadores, ministros dos tribunais superiores, dentistas, procuradores, promotores, fisioterapeutas, enfim, quero negro com a vassoura e pano no chão, mas não somente com isso. Eu quero negro ajudando, colaborando, participando do desenvolvimento socioeconômico do Brasil que precisa tanto de nós”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: