Enem 2017: aplicação do exame começa neste domingo e termina dia 12
sáb, 4 de novembro de 2017 05:04por Carolina Rodrigues
Em Araguari, mais de 4.000 inscritos realizam as provas
A preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – 2017) está na reta final. Em Araguari, houve mais de 4.100 inscritos para a avaliação que acontece neste e no próximo domingo, 5 e 12 de novembro.
Conversando com alguns jovens que estão finalizando o 3º ano do Ensino Médio, grande parte afirmou estar apreensiva, “porque agora é para valer”. Uma adolescente mostra as mãos e, rindo, diz: “não tenho mais unhas para roer”. Mas também tem a turma dos tranquilos, que, apesar de ser a minoria, afirma ter estudo o suficiente e “estar de boa”, apenas aguardando o momento da prova.
Médicos, arquitetos, contadores, historiadores, engenheiros, administradores, educadores físicos, advogados e psicólogos são algumas das profissões mais cobiçadas pelos adolescentes e muitos almejam universidades federais, principalmente a de Uberlândia.
Em relação à novidade de as provas serem aplicadas em dois domingos, aconteceu com base em uma consulta pública online realizada pelo Ministério da Educação (MEC) disponibilizada no período de 18 de janeiro a 17 de fevereiro, com mais de 600 mil pessoas participantes.
Mas a mudança gera divergência de opiniões. Um jovem afirma que gostou, “por ser uma prova extensa, é muito desgastante fazer em dois dias seguidos”, em contraponto outro pontua que “a prova feita em dois finais de semana é pior, pois é uma semana a mais de ansiedade”.
Segundo domingo de provas
Depois de todo o esforço realizado no decorrer do ano e de ter passado o primeiro dia de provas, o melhor é concentrar todas as energias para a segunda etapa. As provas do primeiro domingo encerraram às 19 horas, devido à redação. Atenção, no dia 12 o término será às 18 horas.
As normas prevalecem as mesmas; não vá aparecer no local da prova com aparelhos eletrônicos, fones de ouvido, óculos escuros, bonés, relógio, impressos, entre outros. Um dos principais fatores que leva à eliminação dos participantes é justamente o porte de materiais proibidos, incluindo lápis, borrachas e canetas de material não transparente.
Além disso, leve novamente documento original com foto, cartão de confirmação impresso e caneta preta de tubo transparente.
Correção e resultados
O processo de correção das provas se dá por leitura óptica que identifica a marcação no cartão-resposta das questões objetivas. Por isso, a necessidade de que o preenchimento aconteça com caneta esferográfica de tinta preta.
A correção da redação acontece por duas pessoas de forma independente; cada corretor atribui nota entre zero e 200 pontos para cada uma das cinco competências analisadas. Caso não haja discrepância entre os corretores (diferença maior de 100 pontos na nota total ou de 80 pontos em qualquer uma das competências) a nota final do participante será a média aritmética das duas notas atribuídas. Se houver discrepância, a redação será corrigida por uma terceira pessoa, ou, dependendo da situação, outras medidas devem ser utilizadas.
Em relação ao gabarito, será divulgado na Página do Participante (www.enem.inep.gov.br/participante) e no aplicativo até o terceiro dia útil seguinte à realização das últimas provas. Os resultados individuais saem em janeiro de 2018, nos mesmos locais de divulgação, a fim de que o candidato escolha o programa de inserção ao ensino superior que lhe convém, sendo eles:
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas;
- Prouni (Programa Universidade Para Todos), que promove acessibilidade a universidades ou faculdades particulares por meio de bolsas integrais ou parciais;
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa de financiamento para estudantes de instituições privadas;
- Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que tem o objetivo de expandir a oferta de cursos técnicos, profissionais e de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Sobre o Enem
O exame, criado em 1998, é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivos principais avaliar o desempenho escolar e garantir a entrada em instituições de ensino superior.
As finalidades subsequentes são criar uma referência nacional para aperfeiçoar os currículos do Ensino Médio; desenvolver indicadores sobre a educação no Brasil; ingresso em diferentes setores de trabalho, entre outras.
Outra novidade do Enem deste ano é que o exame deixa de ser utilizado como meio de certificação de conclusão do Ensino Médio; voltando o mesmo a ser realizado pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
