Encontro de Cultura abre agenda do mês de agosto
ter, 23 de julho de 2019 05:24por Laura Alvarenga
Acontece no dia 1º de agosto, o Encontro de Cultura, promovido pelo Fórum de Cultura de Araguari com o apoio da Universidade Paulista (Unip). O evento será realizado no colégio Objetivo, localizado na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, 405, das 19 às 21h30. O evento é gratuito e aberto a toda a população interessada.
Criado em 2004, o Fórum de Cultura de Araguari monitora as ações do governo municipal desde então. Com o decorrer do tempo e as diversas ações executadas, foi possível realizar as primeiras intervenções que geraram a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura no ano de 2008. À época, o projeto garantiu o fortalecimento da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) que nos anos seguintes, “foi sendo usada como ‘curva de rio’ do governo, sendo desequipada e desestruturada ao ponto que levou a nos reencontrar em 2017 e voltar a intervir junto ao Governo Municipal”, declarou Diogo Machado, voluntário do Fórum de Cultura de Araguari.

Fórum de Cultura de Araguari está aberto a receber novos voluntários
As várias atuações do Fórum no município garantiram o retorno dos conselhos e programas de preservação e incentivo, além do concurso para reajuste da nova gestão da Faec. O Encontro de Cultura é o segundo trabalho de intervenção do grupo, sendo a primeira, a Virada Cidadã, realizada no mês de setembro do ano passado. O evento a seguir, tem como principais objetivos mobilizar o setor e sociedade para o desenvolvimento contínuo da cultura no município; articular, mediar e ampliar o diálogo entre o setor cultural e o setor público; contribuir para a implantação de políticas públicas previstas em lei e dar publicidade às ações do Fórum, Faec e demais conselhos.
“Para isso, convidamos os integrantes do Conselho Curador da Faec e do Conselho Municipal de Cultura, bem como o presidente da Faec para participarem da reunião apresentando os avanços e ações dos últimos meses. O presidente da Faec, Rafael Guedes, aceitou prontamente o convite para apresentar e dialogar com o setor a partir da apresentação do Planejamento Estratégico da fundação que inclui as metas para 2019 e 2020, plano esse que foi elaborado em conjunto com o Conselho Curador a partir das demandas apresentadas pela sociedade através do Fórum e Conselhos além de proposta para o Plano de Diretor do Município. Os integrantes do Fórum com o apoio dos conselheiros e o presidente da Faec irão atualizar os presentes sobre a Comissão de Análise e Seleção de Projetos (CAS) e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC)”, relatou Lilian Salgado, voluntária do Fórum.
Com o Encontro de Cultura espera-se gerar uma nova mobilização e fortalecimento, no intuito de iniciar as negociações para o pagamento da dívida do governo municipal com a Fundação, além de poder preparar a todos para o relançamento do PMIC. Hoje a dívida da prefeitura com a Faec é de R$ 1,8 milhão, referente ao Patrimônio Histórico, e R$ 1,3 milhão, para o Fundo Municipal de Cultura e o PMIC. Essa dívida está prevista em lei e, segundo o voluntário Diogo Machado, pode levar todos os prefeitos e vices, e gestores da Faec, desde 2009, quando os programas de incentivo e preservação foram descontinuados, a sanções judiciais.
“Estamos construindo um caminho de participação e profissionalização do setor, que só é possível com a participação das pessoas interessadas; produtores de cultura ou os próprios consumidores de cultura. Pretendemos ampliar o debate entre artistas, produtores e agentes culturais com o poder público para promover o desenvolvimento da Cultura de Araguari e garantir as conquistas do Setor Cultural. Por isso, é tão importante que todo cidadão interessado no assunto esteja presente no dia 1º de agosto”, ressaltou Marco Aurélio Querubim, voluntário do Fórum.
Como participar do Fórum de Cultura de Araguari
O Fórum de Cultura de Araguari é formado por voluntários, agentes culturais e cidadãos interessados na cultura do município. Qualquer pessoa pode participar, para isso, basta acompanhar as notícias e convites publicados nas redes sociais do Fórum, se inscrever através do link www.forumdeculturadearaguari.com.br e participar das reuniões gerais conforme agenda disponibilizada com antecedência também nas mídias sociais.
Os voluntários são divididos em grupos menores de planejamento, gestão técnica, comunicação, entre outros, dependendo da necessidade. A partir dos avanços e desafios identificados, os grupos planejam e articulam diálogos, mobilizam todos os voluntários, artistas, agentes culturais, produtores e pessoas relacionadas ao setor cultural. “Este modelo parte do entendimento que o Fórum é um instrumento criado para servir a cidade com a atuação de cidadãos que buscam o desenvolvimento cultural de Araguari”, destacou Chayene Cotrin, voluntária e vice-presidente do Conselho Curador.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional seg, 2 de fevereiro de 2026
- Usina fotovoltaica avança em Uberaba seg, 2 de fevereiro de 2026
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
