Encontro de autoridades avança em projeto da Região Metropolitana do Triângulo
ter, 29 de abril de 2014 00:05DA REDAÇÃO – A proposta para criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ganhou novas proporções na última semana. Durante um encontro entre autoridades municipais e do Legislativo em Uberaba, deputados federais e estaduais manifestaram apoio à iniciativa.
Na ocasião, consolidada nesta sexta-feira, 25, foi entregue um estudo de viabilidade técnica exercido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com as universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM) e de Minas (UFMG). Desempenhado a pedido do prefeito de Uberlândia e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Gilmar Machado (PT), o levantamento serviu para avaliar as formas de instituir a integração regional e os atributos econômicos, ambientais e sociais, além de características e influências de cada localidade.
A partir do estudo, os envolvidos ganharam respaldo para avançar ainda mais no projeto. Apesar de tramitar na Assembleia Legislativa de Minas com o envolvimento de 66 municípios, a proposta deve ser formada inicialmente por 16 cidades, conforme a intenção dos prefeitos.
Ao apresentar a pesquisa, o vice-reitor da UFU, professor Eduardo Nunes Guimarães, defendeu a influência da região ressaltando que o projeto atende os requisitos necessários para a integração. Para o prefeito Raul Belém (PP), esse é o fator primordial para o sucesso da idealização.
“Há um entendimento inequívoco de que a ideia de criar o Estado do Triângulo foi superada e agora o que se busca é a integração cada vez maior da nossa região com os demais setores de Minas”, disse.
Também participaram do encontro o superintendente de Planejamento e Apoio à secretaria estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Wesley Cantellmo, os prefeitos de Uberaba, Paulo Piau (PMDB); Uberlândia, Gilmar Machado; Campo Florido, Ademir de Melo (PP); Patrocínio, Lucas Campos (PPS); além de secretários de Desenvolvimento Econômico, vice-prefeitos e deputados estaduais como Liza Prado (PSB), Tony Carlos (PMDB), Adelmo Carneiro Leão (PT) e federais como Marcos Montes (DEM), Aelton de Freitas (PR) e Bonifácio Andrada (PSDB).
Conforme apurou a reportagem, a expectativa é que o projeto seja aprovado ainda esse ano na Assembleia Legislativa. As promessas vão desde melhorias na saúde e no transporte como na facilidade de comunicação entre a população e os governos dos municípios.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...