Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Empresários fazem carreata contra o fechamento do comércio em Araguari

seg, 15 de março de 2021 23:37

Da redação

 

Nesta segunda-feira, 15, empresários da cidade de Araguari se reuniram para uma carreata. O objetivo, que era anunciado por um caminhão de som, era pedir ao Poder Público que permitisse a reabertura do comércio no município. Frases como “queremos trabalhar”, “Araguari precisa trabalhar” e “a culpa não é do comércio” eram repetidas várias vezes no veículo de som, que acompanhava a fila de carros que protestavam.

Concentração de veículos na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo

 

Enfeitados com balões de festa, bandeiras do brasil, e até imagens do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), os automóveis se concentraram na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, de onde partiram com destino ao Palácio dos Ferroviários, sede da prefeitura de Araguari. Um caminhão de som tocava o hino nacional logo antes do início da carreata. A Polícia Militar acompanhou toda a manifestação.

Vale lembrar que as restrições adotadas na onda roxa, do programa Minas Consciente, do governo do Estado, são obrigatórias, e não dependem da adesão do governo municipal. Ainda, nesta segunda, Araguari registrou mais de 260 óbitos causados pela covid-19.

Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari), Pedro Luiz, que apoiou a carreata, disse que tudo correu bem. “Não houve infração de trânsito, tumultuo, alteração ou ocorrência. Correu tudo tranquilamente”, disse. Questionado a respeito das reivindicações, Pedro Luiz disse que na mesma tarde foi feita uma reunião com o prefeito Renato Carvalho (Republicanos). “Os organizadores, e nós, da CDL, juntamente com o prefeito, a vice-prefeita, secretários e agentes políticos, estivemos em reunião e, há uma expectativa de que algumas flexibilizações sejam feitas ainda nesta quinta-feira, 18. A situação está insustentável, não conseguimos mais suportar”, finalizou o presidente da entidade. Além disso, foram contabilizados 137 automóveis e um considerável número de motocicletas, fora os que chegaram após a concentração, sendo estimados mais de 200 veículos na manifestação.

A reportagem da Gazeta procurou a administração para que se posicionasse a respeito da carreata. “Qualquer tipo de manifestação, sugestão, críticas e comentários, são direitos constitucionais. Estamos em uma deliberação do estado em que algumas situações não são permitidas, para evitar aglomerações. Porém, não necessariamente influencia as decisões do município, que são alinhados com decreto vigente e determinação do Estado de Minas Gerais. Estamos avaliando o que pode ser flexibilizado na onda roxa, na qual, é possível que permaneçamos na próxima decisão estadual”, informou a gestão.

 

VACINAÇÃO

Uma vez que a vacinação é o caminho mais seguro para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus, deve ser levada em conta como uma aliada para a classe comerciante e para toda a sociedade.

Assim, hoje, 16, a secretaria municipal de Saúde inicia a vacinação de idosos acima de 78 anos com a primeira dose (D1), entre as 8h e as 17h, no aeroporto municipal.

O Ministério da Saúde definiu que das 920 doses repassadas para Araguari, 500 fossem destinadas para idosos de 80 a 84 anos, 90 para profissionais de saúde e 330 para idosos de 75 a 79 anos.

Como o número é insuficiente para vacinar todo esse público, a administração do município definiu que, nessa etapa, será possível alcançar as pessoas com mais de 78 anos. Ainda, uma vez que quase todo o público acima de 80 anos já foi vacinado na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica poderá remanejar as doses para atender o grupo de 75 a 79, informou a prefeitura.

A vacinação segue em sistema de ‘drive thru’ (sem necessidade de descer do veículo), com distribuição de senha para os idosos que chegarem de carro ou a pé, no aeroporto, a partir das 6h, iniciando a aplicação das doses às 8h. O idoso precisa ter em mão sua documentação pessoal e o comprovante de residência.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: