Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Empresários discutem políticas públicas para desenvolvimento do varejo e dos municípios mineiros

qua, 21 de junho de 2017 05:31

Da Redação

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) realizou nesta terça-feira, 20, um seminário estadual em Belo Horizonte, para discutir questões ligadas ao setor varejista. A iniciativa promovida em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é parte das ações alusivas ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) 2016-2018.

O presidente da CDL Araguari se reuniu com os presidentes da FCDL-MG, Frank Sinatra, da Fundação CDL Uberlândia, Humberto Jardim e da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira

O presidente da CDL Araguari se reuniu com os presidentes da FCDL-MG, Frank Sinatra, da Fundação CDL Uberlândia, Humberto Jardim e da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira

 

Lançado em outubro do ano passado, o programa foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças ligadas à área.

Assim, além de lideranças políticas, mais de 50 presidentes e representantes de várias CDL’s do estado de Minas Gerais, marcaram presença no evento, dentre eles o presidente da Federação Frank Sinatra, o presidente da Fundação CDL Uberlândia, Humberto Jardim e o presidente da CDL de Uberaba, Fúlvio Ferreira. Ao longo do dia, os participantes fizeram debates e apresentaram soluções para os principais problemas que afetam o desenvolvimento do comércio, do setor produtivo e as necessidades de cada município mineiro.

Araguari foi representada pelo presidente da CDL, Crystiano Ferreira Batista e pelo vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) que reafirmaram o apoia à iniciativa, visando estabelecer soluções para o segmento e consequentemente, trazer benefícios ao município. “Estamos satisfeitos, pois, esta é uma grande oportunidade para tratarmos das questões que afetam o crescimento do varejo. Por meio das propostas apresentadas, conseguiremos fortalecer o setor e fazer a diferença, visando trazer melhorias para nossa cidade,” disse Crystiano Ferreira.

Na ocasião, foram apresentadas 52 propostas – em esfera municipal, estadual e federal, relacionadas à temas como educação empresarial, segurança pública, fortalecimento do comércio, além da importância da mobilidade urbana, reforma trabalhista, infraestrutura e o apoio do poder público ao seguimento, de acordo com as necessidades locais. Estas serão levadas ao Fórum Nacional, que acontecerá no mês de outubro e posteriormente, serão apresentadas aos deputados no Congresso Nacional.

Com a palavra, o vereador Wesley Lucas se mostrou grato pela participação no Seminário e ressaltou a importância da união entre as entidades e o poder público. “Tenho a convicção que  o segredo neste momento de crise é estabelecer metas e buscar soluções. Somente com a participação efetiva dos seguimentos da iniciativa privada e o poder público, teremos resultados e poderemos transformar a sociedade. Por isso apoio todas as iniciativas das entidades que tem demonstrado esta mesma preocupação,” ressaltou Wesley Lucas.

Sistema CNDL

Formado em sua maioria por pequenas empresas, o setor de comércio e serviços contribui de maneira expressiva na geração de emprego e renda no país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo emprega um em cada cinco trabalhadores brasileiros e impacta dois terços do PIB do país. Assim, o Sistema CNDL é uma das maiores redes representativas do segmento e congrega a classe empresarial lojista, unindo não somente empresas comerciais, mas também serviços voltados a apoiar o segmento. O Sistema é formado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidade sem fins lucrativos com representação nacional, 27 Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados e mais de 1.500 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cidades.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: