Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 Fazer o Login

Empreendedorismo feminino: quando a decisão de empreender nasce do propósito e da vida real

qua, 19 de novembro de 2025 11:08

Da Redação

Por Tamiris Clemente Urata

*Empresária do setor imobiliário e Diretora Consultora do BNI Veloz em Araguari

 

Empreender é o ato ou ação de iniciar algo novo, seja um projeto, um negócio ou uma solução que resolva um problema ou atenda uma necessidade de um grupo de pessoas. É decidir realizar algo e conseguir colocar em prática. Vai além de ter um CNPJ ou uma empresa aberta, é usar o tempo e suas melhores competências técnicas e comportamentais para analisar cenários, inovar, gerenciar recursos, tomar decisões e se adaptar a mudanças.

 

Um estudo do Sebrae de 2024, revela que no Brasil já somos mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras, um marco histórico. Outra pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), 77% das mulheres empreendedoras começaram seus negócios após a maternidade.

 

As pesquisas reforçam que, com a maternidade, a necessidade de flexibilidade para conciliar as demandas da família e carreira tem impulsionado mais mulheres a empreender.

 

 

Comigo também foi assim. Antes mesmo da gravidez do meu primeiro filho, eu já sonhava com uma rotina flexível, que me permitisse estar presente na criação e desenvolvimento dos meus filhos, sem precisar me afastar do mercado de trabalho. Entre os fatores que têm motivado mulheres a buscar o empreendedorismo, destaco:

 

 

BUSCA POR MELHORES REMUNERAÇÕES

Muitas vezes, os valores oferecidos pelo mercado de trabalho não são compatíveis com sua formação ou experiência, e as mulheres acabam precisando complementar a renda formal com uma segunda fonte de renda, que com o tempo, acaba se tornando a primeira.

 

 

TER MAIS TEMPO DE QUALIDADE COM A FAMÍLIA

As demandas das mulheres e homens com os cuidados da casa, da família e dos filhos, é bem diferente. Por isso, para as mulheres, conseguir progredir na carreira, conciliando com os cuidados da casa e principalmente, dos filhos, passa a ser um forte fator para direcionar para o empreendedorismo.

 

PROPÓSITO

Trabalhar com propósito significa encontrar um significado no trabalho que vai além da remuneração, alinhando as atividades diárias com os valores, paixões e objetivos pessoais.

 

REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

Nossa felicidade é a junção de todas as áreas de nossas vidas, pessoal (como mulher, mãe, filha, esposa e outros) e profissional. Ou seja, não adianta ser feliz com a família e se sentir frustrada profissionalmente, e vice-versa. Empreender nos permite uma maior flexibilidade para equilibrar o composto da nossa vida.

 

AUTONOMIA

Empreender traz autonomia e flexibilidade de tempo, e dependendo da área de atuação, liberdade geográfica. Deste modo, você pode trabalhar nos horários mais adequados pra você e sua rotina. Não quer dizer não trabalhar, muito pelo contrário, quem empreende trabalha muito, e leva muitas vezes inúmeras preocupações consigo atém do horário de expediente. Mas são prós e contras que cada pessoa deve analisar e ver quais fazem sentido para si.

 

Enfim, o empreendedorismo feminino, comemorado no dia 19 de novembro, cresce pela composição de diversas possibilidades e oportunidades encontradas no empreender. E para as mulheres é muito mais que uma oportunidade profissional, é uma escolha que se adequa ao seu estilo de vida. Isso não significa que é fácil, muitas vezes passamos por momentos desafiadores, que nos ensinam e nos fortalecem, mas que somados ao nosso propósito, nos dão força e motivação para crescer, continuar e prosperar!

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: