Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Emissão de efluentes da empresa LD Celulose e impactos ambientas são discutidos em reunião

ter, 30 de abril de 2019 05:26

Da Redação

A instalação da empresa LD Celulose da Duratex na região, pautou uma reunião promovida na manhã desta segunda-feira, 29, em Uberlândia. Na ocasião, o prefeito Odelmo Leão (PP) e odiretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) Paulo Sérgio Ferreira, pediram esclarecimentos sobre os impactos ambientais relacionados à execução do projeto na região.

Diante disso, a equipe técnica do grupo Lenzing Duratex apresentou laudos ambientais, entretanto, foram questionados sobre prejuízos quanto ao abastecimento na cidade, que poderia ser prejudicado devido a emissão dos efluentes que se daria a oito quilômetros do sistema de Capim Branco, local onde está sendo construída a nova captação de água para Uberlândia.

Além dos representantes da empresa, participaram da reunião os deputados federal José Vitor e estadual, Raul Belém, bem como, o presidente da Acia Leonardo Daher de Melo

Além dos representantes da empresa, participaram da reunião os deputados federal José Vitor e estadual, Raul Belém, bem como, o presidente da Acia Leonardo Daher de Melo

 

Também existe a preocupação de que o rejeito poderia contaminar todo o curso de água da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. “A empresa nos apresentou relatório com estudos de impacto ambiental, mas o que nos preocupou é que este relatório não considerou a presença de uma estação de tratamento de água que vai atender três milhões de pessoas e está a jusante, ou seja, abaixo dessa fábrica e também de onde serão lançados os efluentes”, afirmou Paulo Sérgio Ferreira.

Representando o Ministério Público de Minas Gerais, o promotor de Meio Ambiente Breno Lintz, ressaltou que pretende investigar o que pode ser feito para que, primeiramente, a captação não seja prejudicada. “Vamos procurar técnicos para nos informar melhor a respeito do tipo de produto que é utilizado numa indústria dessa e o tipo de rejeito que pode sair. A partir daí, tomar uma atitude para tranquilizar a população ou, então, uma medida judicial no sentido de suspender a licença e suspender o início das obras dessa empresa”, esclareceu.

Além de representares da gestão municipal, estiveram presentes os deputados: federal José Vitor de Aguiar (PR) e estadual Raul Belém (PSC), bem como, o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araguari), Leonardo Daher de Melo. Em entrevista, Raul Belém afirmou que uma nova reunião será marcada em breve com o Dmae, para que a LD Celulose apresente os documentos completos e laudos específicos, visado esclarecer as informações.

“Vamos fazer uma nova reunião para que sejam apresentados todos os subsídios necessários que nos foram informados pelo grupo Lenzing Duratex, e para que não haja nenhum tipo de atraso no projeto. Estamos buscando transparência para que a população sinta tranquilidade e tenhamos o apoio dos órgãos ambientais, visando garantir a segurança de todos,” afirmou Raul Belém.

Com a palavra, a equipe técnica do grupo Lenzing Duratex ressaltou que a instalação da empresa não prejudicará o abastecimento de Uberlândia. A empresa esclareceu ainda, que o tratamento de efluente da unidade a ser instalada, atende aos padrões de emissão estabelecidos pelo Conselho Estadual de Política Ambiental e pela Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente e que não há risco de contaminação do rio Araguari.

A empresa informou, também, cumprir rigorosamente a legislação vigente e que sua operação é planejada de forma a preservar o bem estar da população e do meio ambiente. A diretoria se colocou à disposição da população e das autoridades para outros esclarecimentos.

 

 

10 Comentários

  1. Cláudio disse:

    Uberlândia nem daqui 20 anos terá 1 milhão de habitantes! 3 milhões nem daqui cem anos.

  2. pc disse:

    Araguari já está atendendo grande parte de moradores de Uberlândia, os quais acham bem melhor morar em nossa cidade, onde a segurança e quase cem por centro, é bem mais situada estrategicamente do que a cidade vizinha.

  3. pc disse:

    A cidade vizinha tem que aceitar que o sol nasce para todos, da maneira que eles recebem grandes investimentos, as demais cidades da região também merecem serem beneficiadas, se nos não tivemos representantes estadual e federal, possivelmente eles atrapalhariam os investimentos vindouros, se julgam melhores que as demais cidades, faltam humildades, por parte deles.

  4. Luiz Cláudio disse:

    Se a equipe técnica da lanzing celulose já apresentou um laudo que a empresa não prejudicará contaminando o afluente do rio Araguari que pelo nome por si mesmo já fiz que é de Araguari as autoridades políticas e ambientais de Uberlândia não tem que meter o nariz onde não foram chamados isto está me parecendo mais inveja por Araguari estar recebendo uma empresa que gerará centenas de empregos a Araguari tão carente de empregos na certa querem que os Araguarinos continue a depender de Uberlândia para buscar trabalho e aquecer economia de la -Araguari não é distrito de Uberlândia não que as autoridades não permitam que eles agradem a construção desta empresa não…se eles têm o direito de progredir Araguari também tem e tenho dito ✌

  5. Luiz Cláudio disse:

    Chegou na hora dessa história de centralização de tudo ARAGUARI chegou nossa vez de progredir de progredir chega de depender desse negócio de depender de Uberlândia pra tudo pra trabalho saúde comercio temos que assumir nossa força pois de Uberlândia situa em um local estratégico Araguari também está situada com.o mesmo privilégio de localização então que estas vai vão cuidar de sua cidade e deix2m Araguari em paz rumo ao progresso e independência dw Uberlândia ok!✌

  6. Luiz Cláudio disse:

    Que o Sr odelmo e o presidente do meio ambiente de Uberlândia vão encher o saco em outro lugar e deixem Araguari em.paz eles nunca preocuparam com o meio ambiente quando se trata do progresso de Uberlândia porque estão se incomodando agora com o progresso de Araguari com a vinda desta grande empresa para Araguari que gerará centenas de empregos diretos e indiretos para Araguari e região deixe não autoridades municipais estaduais e federais de Araguari deixem não Uberlândia não manda em Araguari não somos um município emancipado naosomos distrito de Uberlândia não ok!

  7. Luiz Cláudio disse:

    Se eles estão preocupados com.o abastecimento de milhões de habitantes de Uberlândia no futuro nos araguarinos estamos preocupados com a geração de centenas empregos no presente coisa que Araguari é urgentemente carente que com.preocupações futuras que não tem nada haver com nosso município ok✌

  8. Marcio leal disse:

    Endosso todas as palavras do Sr Luiz Cláudio acima chegou a hora de araguari alavancar para o progresso e parar de depender da cidade Vizinha, araguari tem muito potencial para crescimento.

  9. Marcio leal disse:

    Esqueci de informar também que se a empresa LD deve alguma explicação quanto documentação sobre impactos ambientais ela tem que apresentar para autoridades de Araguari e não de Uberlândia.

  10. ADAUTO disse:

    Se as cidades envolvidas no projeto não se cuidarem a fábrica será instalada do lado esquerdo do Rio Araguari.

Deixe seu comentário: