Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Emissão de Carteiras de Trabalho é feita com agendamentos prévios

sáb, 30 de setembro de 2017 05:28

por Carolina Rodrigues

Depois da solicitação, o documento estará pronto em 15 dias úteis

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento essencial, que registra e comprova o contrato de trabalho, tempo de serviço e garante benefícios trabalhistas e previdenciários. Ela registra a atividade profissional pelo regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Atualmente, a emissão de carteiras é feita por agendamento prévio em unidade credenciadas para tal. De acordo com a supervisora da Agência Regional do Trabalho e Emprego de Araguari, Maria Terezinha Fernandes, o agendamento é uma questão de organização. Em entrevista para o Gazeta do Triângulo, ela pontuou que na agência existem agendamentos até final de novembro. Mas, em casos de urgência, a equipe encaminha para o Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou consegue dar início ao processo em menos tempo.

Agência Regional do Trabalho está fazendo agendamentos para dezembro

Agência Regional do Trabalho está fazendo agendamentos para dezembro

 

O SINE de Araguari está emitindo Carteiras de Trabalho desde fevereiro de 2016, dividindo as solicitações. De qualquer forma, o SINE colabora apenas com uma parte do trabalho, que é o agendamento, solicitação da carteira e entrega para o requerente. A segunda parte, que envolve os trâmites legais e confecção, é realizada pelo Ministério do Trabalho. Isso justifica, em partes, a demora nos agendamentos.

Então, para solicitar a carteira, é necessário fazer o agendamento, inclusive no SINE. No dia marcado, é preciso levar Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de residência. No caso de emissão de segunda via, são necessários os mesmos citados acima, um documento que comprove o número da carteira – extrato do PIS, FGTS com número de série da anterior, cópia do contrato de trabalho, entre outros – e a apresentação de boletim de ocorrência para confirmar casos de perda, furto, roubo ou extravio.

Depois da solicitação, o prazo de entrega do documento é 15 dias úteis. O requerente tem 60 dias, a contar da data marcada para a entrega, para comparecer à unidade. Após esse prazo, a pessoa tem que refazer todo o processo.

Fique atento! Se você não tem urgência, mas pretende garantir a carteira, agende a solicitação, levando em consideração que, possivelmente, só ficará pronta ao final de dezembro. A Agência Regional do Trabalho fica na avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo, 2.150, e o SINE, na rua Virgílio de Melo Franco, 261, Centro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: